Minha Cidade, São Bernardo do Campo, Sua região

Prefeitura de São Bernardo entrega Complexo Viário Castelo Branco

Prefeitura de São Bernardo entrega Complexo Viário Castelo Branco
Orlando Morando: “Esta é uma obra importante, que vai atender moradores do Parque dos Pássaros, Alves Dias, Cooperativa e Vila Ferreira, melhorando a questão da mobilidade urbana”. Foto: Omar Matsumoto/PMSBC

O prefeito de São Bernardo, Orlando Morando (PSDB), concluiu na manhã deste sábado (03/08) mais uma importante etapa do projeto de transformação viária da cidade, com a entrega do Complexo Castelo Branco, no bairro Alves Dias. A inauguração do trecho de interligação passa a se somar a outras grandes conquistas já finalizadas na região, como o Viaduto Castelo Branco, a duplicação das avenidas José Odorizzi e dos Flamingos, além do prolongamento da Avenida Oswaldo Fregonesi e da canalização da Linha Camargo, em um pacote de investimentos que supera R$ 52 milhões.

Na prática, o complexo fará a conexão do Corredor Castelo Branco com a Avenida dos Flamingos, Estrada Samuel Aizemberg e ruas Araras, Austrália, dos Sábias e Bicos de Lacre. A entrega também marca aproximadamente 1,5 km do corredor finalizado, além de 6,4 mil metros quadrados de vias pavimentadas, 400 metros de drenagem e instalação de bocas de lobo, guias, sarjetas e grupos semafóricos ao longo do projeto. A projeção é finalizar o trecho que ligará o complexo ao Terminal Metropolitano Piraporinha, na divisa com Diadema, até o fim do ano. O planejamento municipal aponta que a extensão que vai até a Praça Giovanni Breda, no bairro Assunção, será concluída até o primeiro trimestre de 2020.

Prefeitura de São Bernardo entrega Complexo Viário Castelo Branco
Foto: Omar Matsumoto/PMSBC

“Esta é uma obra importante, que vai atender moradores do Parque dos Pássaros, Alves Dias, Cooperativa e Vila Ferreira, melhorando a questão da mobilidade urbana. Foi cerca de um ano e meio de obras. O próximo passo são as obras de duplicação da Samuel Aizemberg, cujo início está previsto para setembro. Estamos mostrando para a sociedade, que toda obra de infraestrutura parada está sendo concluída e, ao mesmo tempo, o que foi iniciado está sendo entregue. Tenho certeza que é uma resposta aos anseios da população, cansada de tantos desmandos”, destacou o chefe do Executivo.

A cerimônia de inauguração do complexo também contou com presença do secretário de Transportes e Vias Públicas, Delson José Amador, do vice-prefeito e secretário de Serviços Urbanos, Marcelo Lima, além dos demais integrantes do primeiro escalão, vereadores e grande número de moradores do entorno. “Até pouco tempo atrás esse local estava abandonado, com um canal a céu aberto, que atrapalhava muito a população. Nossa preocupação foi trazer segurança e conforto para os moradores do entorno e com essa entrega tenho certeza que conseguimos”, completou o secretário Delson José Amador.

A representante de moradores do Parque dos Pássaros, Dolores Zacharias Valério, também comemorou a entrega. “Tínhamos muitos problemas com o trânsito aqui no bairro, mas agora tenho certeza que vai melhorar muito. Será muito importante para a ligação entre São Bernardo, Capital e Diadema. Parabéns ao prefeito por tudo o que está entregando na nossa cidade”.

CORREDOR CASTELO BRANCO – Situado entre o Terminal Metropolitano Piraporinha e a Praça Giovanni Breda, o corredor da Avenida Castelo Branco terá extensão aproximada de 4,25 quilômetros, com ganho significativo para os usuários do transporte público, além de uma profunda reorganização do fluxo de veículos, em uma região marcada por grande adensamento populacional e elevado número de indústrias. Quando concluído, o corredor contará com as paradas de ônibus: Piraporinha, Fibam, Rosa Aizemberg, Joaquim Gonçalves Ledo, Dona Maria I, Costa Rica e Egito.

O projeto também prevê maior regularidade no cumprimento dos horários programados dos ônibus, racionalização das linhas, aumento na velocidade média dos veículos de transporte coletivo e conseqüente redução no tempo das viagens.

BOM PRATO  – Outra conquista para a região será a entrega da segunda unidade do programa de segurança alimentar do governo do Estado, Bom Prato Dia e Noite, que será instalada nas dependências do Terminal Alvarenga. O projeto para instalação do restaurante foi apresentado pelo prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, no início de julho à secretária de Desenvolvimento Social do Estado, Célia Parnes.

Print Friendly, PDF & Email

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*