Minha Cidade, São Bernardo do Campo, Sua região

Prefeitura de São Bernardo conclui etapa de túnel sob a Jurubatuba

Prefeitura de S.Bernardo finaliza etapa de túnel  sob a Rua Jurubatuba
Túnel de 950 metros que liga o piscinão do Paço a Alameda Glória teve mais uma etapa concluída. Foto: Anderson Amaral Especial para o DR

A Prefeitura de São Bernardo concluiu, ontem (11), mais uma etapa do projeto de drenagem Centro Seco, que visa acabar com as enchentes na região central. Na presença do prefeito Orlando Morando (PSDB), do vice-prefeito Marcelo Lima, e técnicos da prefeitura, foi finalizada mais uma fase do túnel que liga o piscinão do Paço à Alameda Glória e passa sob a Rua Jurubatuba. Com 950 metros e diâmetro de 6,20 metros, o túnel tem como função principal auxiliar no escoamento da água.

A intervenção compõe o pacote de investimento da ordem de R$ 353 milhões e tem previsão de conclusão até novembro de 2019. “Hoje foi um dia histórico para a nossa cidade. Acompanhamos a junção de mais duas fases do túnel que compõe a obra de combate a enchente no Centro.

Quando iniciamos a gestão, o projeto estava abandonado. De imediato, contratamos o IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas) para uma auditoria completa da obra. Assim, conseguimos retomar com efetividade e transparência todo o projeto”, destacou o prefeito.

“Essa é uma obra que a população não vai ver, pois é subterrânea, mas que será muito importante quando estiver pronta. Tenho certeza que vamos acabar com as enchentes”, ressaltou.

A maior extensão do túnel fica sob a Rua Jurubatuba, um dos pontos críticos de enchente. “Com fortes chuvas, a água chega a subir um metro na Jurubatuba. O túnel possui diâmetro de 6,20 metros e funcionará também como reservatório. O que nos traz a certeza de que com a conclusão desta obra iremos eliminar as enchentes no Centro”, pontuou.

Obras retomadas

Em março, a prefeitura oficializou a retomada das obras do Centro Seco, com a construção do piscinão do Paço, que tem capacidade de armazenar 220 milhões de litros de água. Na ocasião, o evento contou com a presença do ministro das Cidades, Alexandre Baldy . O projeto foi retomado após a auditoria contratual, realizada pelo IPT.

“Contratamos o IPT para que pudéssemos ter acompanhamento, bem como proporcionar transparência ao contrato firmado. Assim, conseguimos ter previsão da conclusão de todo o Piscinão para novembro”, destacou Morando.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*