Minha Cidade, São Bernardo do Campo, Sua região

Prefeitura de São Bernardo autoriza início das obras do Pronto Atendimento 24h no bairro Taboão

Orlando Morando autoriza início das obras  do Pronto Atendimento 24h no bairro Taboão
Orlando Morando: “estamos investindo forte na saúde”. Foto: Omar Matsumoto/PMSBC

O prefeito de São Bernardo, Orlando Morando (PSDB), as­sinou nesta sexta-feira (25) a ordem de serviço para início das obras de instalação do Pronto Atendimento (PA), com atendimento 24h, no bairro Taboão. A unidade funcionará nas dependências da UBS Taboão (Avenida do Tabão, nº 4.281), a partir de julho deste ano. Voltada exclusivamente para atendimentos de urgência e emergência, a nova estrutura contará com quatro consultórios médicos, além de salas de emergência e de observação e triagem.

Para atuar no Pronto Atendimento, serão contratados 18 médicos, oito enfermeiros, 16 técnicos de enfermagem e oito recepcionistas. A expectativa é que sejam realizados cerca de 6 mil atendimentos de urgência por mês. “Além do valor aplicado em sua instalação, o custeio de um equipamento como este, em modelo 24h, será muito superior ao da UBS, o que mostra que estamos investindo forte na saúde. Aqui terão médicos e equipes de apoio de domingo a domingo, além de unidades de resgate”, destacou Morando.

Serão investidos R$ 727.423, recursos municipais, na implementação do novo serviço, além da reforma estrutural na UBS Taboão, que abrigará as salas de urgência. O local receberá melhorias, como reparos em rachaduras, conserto de infiltrações, troca de pisos, reforma da cobertura e pintura geral. Para isso, os atendimentos da unidade serão temporariamente realocados, a partir do dia 4 de fevereiro, para as UBSs Pauliceia e Rudge Ramos. A obra de modernização e instalação de novos equipamentos terá prazo de cinco meses para conclusão.

ATENDIMENTOS

No período de obras, os pacientes atendidos na unidade do Taboão contarão com ônibus gratuitos, fornecido pela prefeitura, que farão viagens de hora em hora para as unidades mais próximas (Pauliceia e Rudge Ramos), a partir das 7h, todos os dias. O raio de distância entre as unidades é de aproximadamente 2 km, o que permitirá uma rápida locomoção do micro-ônibus na condução dos passageiros.

“Fizemos exercício imenso para não fechar a UBS durante a obra, mas nossa equipe técnica chegou a conclusão de que seria a melhor maneira. No entanto, elaboramos este plano alternativo para não deixar a população sem opção de deslocamento”, destacou Morando.

Profissionais da Saúde ficarão na unidade para ins­trução dos usuários. Além disso, os funcionários da UBS Taboão serão remanejados para as unidades da Pauliceia e do Rudge Ramos para acompanhar a demanda.

Print Friendly, PDF & Email

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*