Minha Cidade, São Bernardo do Campo, Sua região

Prefeitura de São Bernardo amplia tratamentos com terapias alternativas na Atenção Básica

Prefeitura amplia tratamentos com  terapias alternativas na Atenção Básica
Reple e Morando: “terapias têm demonstrado eficácia”. Foto: Omar Matsumoto/PMSBC

A Prefeitura de São Bernardo, por meio da Secretaria de Saúde, confirmou que vai a diversidade de tratamentos com terapias alternativas, conforme ori­en­tação do Ministério da Saúde. A programação dos novos procedimentos será confirmada nos próximos dias. Entretanto, o município já oferece as técnicas de liang gong, auriculoterapia, reiki; meditação, homeopatia (não é fornecido o medicamento), florais (técnicas e benefícios); shantala, yoga, fitoterapia, mindfullness; terapia comunitária, dança circular, horta comunitária e acupuntura (na atenção especializada).

O projeto é desenvolvido por meio das Equipes de Saúde da Família e do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF). As unidades selecionam as atividades, de acordo com a especialidade do profissional e oferece aos pacientes. Essas práticas são desenvolvidas em todas as 34 UBS (Unidade Básica de Saúde), com dias e horários selecionados.

O prefeito de São Bernardo, Orlando Morando (PSDB), explicou que o município vem investindo em métodos preventivos para melhorar a saúde da população. “Uma das plataformas do nosso governo foi pautar uma série de ações que melhorassem a qualidade dos serviços. Neste aspecto esse plano foi bem avaliado para reforçamos as ações do setor”, pontuou.

O secretário de Saúde, Geraldo Reple, afirmou que a inclusão das terapias alternativas vem demonstrando cada vez mais eficácia no tratamento. “Os pacientes passam por avaliações e são encaminhados para os procedimentos. Muitas vezes, o fato de interagir esse paciente com outras pessoas, já há melhoras. Além disso, essas práticas podem diminuir índices de ansiedade, depressão e consumo de medicações. Também estimulam a percepção sensorial, corporal e promovem bem-estar e autoconhecimento”, explicou Reple.

Treinamento

Ao longo da semana, profissionais do Departamento de Atenção Básica do Município participaram do Congresso Internacional de Práticas Integrativas e Completares. Todos os novos procedimentos foram apresentados ao público apontando os benefícios e cuidados de tais práticas.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*