Minha Cidade, São Bernardo do Campo, Sua região

Prefeitura de S.Bernardo promove capacitação em prol do aleitamento materno

Dois enfermeiros de cada UBS for am convocados para o treinamento. Foto: Omar Matsumoto/PMSBCA Prefeitura de São Bernardo deu início, ontem (29), ao curso de capacitação para os funcionários das Unidade Básica de Saúde (UBSs), em prol do aleitamento. O evento reuniu cerca de 100 profissionais no auditório da Faculdade de Direito de São Bernardo.

Dois enfermeiros de cada uma das 34 UBSs do município foram convocados para o treinamento. O curso abrange orientação a profissionais que trabalham diretamente com gestantes, puérperas e mães, que frequentam a unidades, sobre a importância da amamentação. O diretor do Departamento de Atenção Básica de São Bernardo, Rodolfo Strufaldi, destacou que o curso é uma forma de apoiar e ajudar todas as mulheres que são ou que desejam ser mães.

“A meta é que os funcionários sejam multiplicadores de informação. Serão referência nas unidades e poderão ajudar quem não estiver conseguindo amamentar ou que está com dúvidas e medo. Essa causa merece todo o apoio e atenção. Afinal, os bebês alimentados com leite materno terão uma vida mais saudável no futuro”, explicou Strufaldi.

Segundo dados do Hospital Municipal Universitário, 98% das puérperas deixam a maternidade amamentando. Entretanto, logo no primeiro mês de vida do bebê, o número de mulheres que continuam a amamentar é de apenas 34%.

Para a diretora de enfermagem do Hospital Municipal, Silvana Giovanelli, essa queda pode estar relacionada à falta de apoio ou até mesmo de incentivo. “A sociedade tem que participar, maridos, filhos, familiares e vizinhos devem ajudar as mamães a persistirem na alimentação exclusiva de leite materno, no mínimo nos primeiros seis meses de vida do bebê. Essa é uma ação que deve acontecer em conjunto e o município estará, a partir de agora, capacitado para atende e ajudar essas pacientes em todas as UBSs de São Bernardo”, destacou a diretora.

O treinamento dos funcionários dá início à preparação do “Mês do Aleitamento Materno”, que é celebrado em agosto. Denominado “Agosto Dourado”, o mês tem como meta ampliar o número de ações visando à conscientização da população sobre a importância do leite materno, para o desenvolvimento do bebê.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*