Minha Cidade, São Bernardo do Campo, Sua região

Prefeitura de S.Bernardo promove atividades para o Dia Mundial Sem Tabaco

Grupo incentivará pacientes a abandonar a dependência a nicotina. Foto: DivulgaçãoA Prefeitura de São Bernardo vai disponibilizar, hoje (31) e amanhã (1º), as dependências de suas 34 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) para a realização de palestras sobre os riscos provocados pelo tabagismo, como uma das ações de conscientização ao Dia Mundial Sem Tabaco, celebrado hoje.

Médicos, enfermeiros, den­tistas e ex-fumantes vão conversar com as pessoas, que aguardam por atendimento médico nas UBSs, abordando sobre as principais doenças que estão relacionadas ao vício do cigarro. Além disso, incentivarão os pacientes a abandonar a dependência a nicotina e apresentarão os benefícios da vida sem o tabaco.

A ação será comandada pela Secretaria de Saúde, que já vem realizando trabalho de conscientização sobre o tabagismo. As 34 UBS do município possuem grupo Antitabagismo, formado por uma equipe multiprofissional, com médicos, psicólogos, dentistas, enfermeiras e assistentes sociais, que ajudam as pessoas a largar os cigarros.

O grupo tem duração de três meses e atende de 20 a 25 pacientes por unidade, aproximadamente. Após o término do período, as pessoas que pararam de fumar, são acompanhadas uma vez por mês pela equipe do programa de manutenção e recaída. São Bernardo consegue atender cerca de 2.720 pacientes por ano.

“Uma ação muito apoiada pela nossa gestão e que é reforçada em uma data de conscientização pelo mundo. O empenho para a campanha será redobrado para que o avanço por resultado, efetivos de abandono ao cigarro, seja alcançado”, destacou o prefeito Orlando Morando (PSDB).

Segundo dados do Ministério da Saúde, a cidade tem em média 68.559 fumantes, sendo 28.586 mulheres e 36.993 homens. Para o Secretário de Saúde, Geraldo Reple, se os grupos de apoio conseguirem ajudar metade destas pessoas, a qualidade de vida da população vai melhorar muito. Para participar do grupo Antitabagismo, basta ir a uma unidade de saúde mais próxima e se inscrever, sem qualquer custo.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*