Últimas Notícias

Prefeitura de Diadema promove curso que ensina perder pesos e ter qualidade de vida

Manter o corpo saudável e emagrecer de forma adequada e consciente são os objetivos da nova turma de 25 alunos, todos moradores de Diadema, que está frequentando o curso “Melhor Peso Agora: Emagreça com Qualidade”. A formação é realizada pela Secretaria de Segurança Alimentar (SESA) e dirigida para quem está com sobrepeso e obesidade.

Gratuito, o curso está acontecendo pela via online, com aula semanal de 2 horas, todas as quartas-feiras, mas que no total somarão seis encontros. Todos os participantes têm idade a partir dos 18 anos e a prioridade foi para aqueles que apresentaram comorbidades como diabetes mellitus, hipertensão arterial, dislipidemias (colesterol e triglicérides elevados), doenças cardíacas e osteoporose.

Segundo o secretário de Segurança Alimentar, Gel Antônio, a formação é ministrada pela equipe de profissionais do Programa de Educação Alimentar e Nutricional de Diadema (PEAND). “Além do  aprendizado sobre a boa nutrição, o curso faz parte das ações da SESA que buscam orientar e conscientizar a população  sobre a necessidade de cuidar da saúde para se ter mais qualidade de vida”, ressalta Antônio.

Acompanhamento alimentar

Durante as aulas os participantes vão receber dicas de quais nutrientes devem ingerir para perder peso e saber mais sobre o avanço das doenças crônicas degenerativas, resultante do sedentarismo e do consumo inadequado de comidas. O curso também inclui o acompanhamento semanal da alimentação por meio de diário, além do envio de plano alimentar individualizado, receitas e outros materiais que auxiliam na mudança de hábitos.

“Esse acompanhamento visa transformar costumes alimentares por meio de um consumo consciente e, dessa forma, o emagrecimento é uma consequência, diz a nutricionista do PEAND Renatiely Paschoali. Ela explica ainda, que além do aprendizado acerca dos alimentos, combinações e preparações, também é trabalhado o comportamento alimentar do grupo, de acordo com as dificuldades apresentadas.

Para Virgínia Consuelo Cenni, moradora do bairro Serraria, e que fez o curso Melhor Peso Agora há dois anos, a experiência foi muito gratificante. “Eu estava com sobrepeso e aprendi coisas que me ajudaram emagrecer e a ter uma alimentação melhor. As dicas e receitas que recebi durante as aulas, muitas delas, eu utilizo até hoje. Por isso, eu já indiquei o curso para muitas pessoas”, destacou.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*