Diadema, Minha Cidade, Sua região

Prefeitura de Diadema lança Rede CulturArte no Centro Cultural Serraria

O Centro Cultural Serraria é referência em ações voltadas ao teatro e às artes cênicas . Foto: Divulgação/PMDA Prefeitura de Diadema lança hoje (22), às 18h, mais um projeto na área da cultura. Depois do Tamo Junto! e Giro Cultural, agora é a vez do Rede CulturArte que começa pelo Centro Cultural Serraria, trazendo renovação e mais ações de conhecimento e lazer para o bairro. O Rede CulturArte se estenderá a outros centros culturais da cidade e sua proposta visa à readequação e recuperação dos espaços já existentes, dando novo visual e paisagismo, assim como capacitá-los para receber o público de forma adequada e moderna.

Também é objetivo do programa trazer outras atividades que venham agregar novos conteúdos às ações já existentes nos espaços, respeitando as características de cada um. O Centro Cultural Serraria, por exemplo, é referência em ações voltadas ao teatro e às artes cênicas. Essas ações continuarão e, com o CulturArte, o equipamento terá Wi-Fi que vai garantir acesso à internet livre aos frequentadores.

Outras dinâmicas serão realizadas no campo das artes e cidadania e, entre elas, a que vai entrar em funcionamento imediatamente, após a inauguração, é a integração da Biblioteca Serraria ao prédio do Centro Cultural. Com a mudança, passa atender não só os alunos da rede de ensino para pesquisas escolares, mas também interessados em emprestar livros. Para levar até três livros por vez para casa, basta preencher ficha cadastral e tirar a carteirinha. Acervo de quase 3 mil livros disponibiliza literatura produzida por escritores brasileiros e estrangeiros.

Para o secretário de Cultura, Eduardo Minas, o programa traz nova formatação aos centros culturais e olhar diferenciado para a cena cultural de Diadema. “Acredito que, além da reforma dos espaços, trazendo o colorido e ambientes mais agradáveis de convivência, o CulturArte será suporte para que novas modalidades artísticas e tecnológicas cheguem aos locais de cultura. Isso colabora para que a arte em nossa cidade se torne mais dinâmica, atual e tenha condições de assimilar esses novos conteúdos culturais e tecnológicos”, afirma.

Durante o evento no CC Serraria será realizada homenagem à atriz Érica Faria, falecida no ano passado. Seu nome será dado ao acervo de teatro do espaço, que foi acrescido com cerca de 100 livros da atriz. Os exemplares foram doados ao centro cultural pela sua mãe, Sebastiana Rita de Farias, já que a atriz diademense frequentou o local por muito tempo.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*