Diadema, Minha Cidade, Sua região

Prefeitura de Diadema inaugura quarto ecoponto do município

Ao lado de autoridades, Michels entregou ontem o ecoponto Yamagata. Foto: Divulgação/PMDA Prefeitura de Diadema inaugurou ontem (28), no Jardim Canhema, o quarto ecoponto que foi construído este ano. Com esse novo equipamento, o município passa a ter oito pontos para descarte de material reciclável, entulho e inservíveis, como móveis, colchões e eletrodomésticos. O novo depósito tem área de 537,16 m².

A construção do Yamagata faz parte de investimento municipal de R$ 760.781,04 para concluir seis ecopontos, dos quais já foram inaugurados três: o Rufino, no Serraria, o Naval, na Vila São José, e o Arraia, em Eldorado. Até o final do ano a prefeitura vai inaugurar mais dois equipamentos, um no Jardim das Nações (rua Espanha) e outro na Vila Conceição (avenida Daniel José de Carvalho).

O secretário de Serviços e Obras, José Marcelo Marques, destacou que a cidade precisa ter 15 ecopontos até 2025, como está previsto no Plano Regional de Resíduos Sólidos. “Damos mais um passo para atingir essa meta e contamos agora com a colaboração da população para ajudar na fiscalização do descarte irregular”, afirmou.

Segundo a prefeitura, mensalmente, os oito ecopontos em funcionamento estão recebendo cerca de 900 toneladas de resíduos, o equivalente a 250 caçambas cheias. Além de proporcionar mais qualidade de vida e economia para os moradores, uma vez que estes não precisam contratar serviços particulares de retirada de resíduos, os ecopontos também favorecem a Prefeitura, que passa a gastar menos recursos como máquinas, caminhões e mão de obra, para fazer a coleta porta a porta de entulhos e bagulhos.

Marques explica que esse montante de 900 toneladas é referente ao volume médio de resíduos recebido pelos equipamentos em maio e junho. “Nossa expectativa é um aumento constante nessa quantidade de resíduos porque estamos entregando um novo ecoponto agora, e outros dois até o final do ano”, explicou.

“Na medida em que a população for se habituando a utilizá-los, a cidade ficará cada vez mais limpa e livre de resíduos descartados irregularmente”, destacou o secretário.

Espaço público

O prefeito Lauro Michels (PV) também convocou a população a abraçar e cuidar do equipamento. “Só em 2016 gastamos mais de R$ 60 milhões para recolher entulho e bagulho das ruas. Quando o morador traz o que ele não quer mais para um ecoponto, a prefeitura pode economizar esse dinheiro e investir na saúde, na educação, na cultura”, citou. “Quero chamar a comunidade para cuidar e zelar pelo espaço público”, concluiu.

O novo ecoponto fica na Rua Yamagata , 51, bairro Canhema. O equipamento funciona de segunda a sábado, nos seguintes horários: de 12h às 17 horas na segunda; das 8h às 16h30 de terça a sexta, e das 12h às 16 horas aos sábados. No site da prefeitura é possível conferir o endereço e horário de funcionamento de todos os dez ecopontos municipais: www.diadema.sp.gov.br.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*