Diadema, Minha Cidade, Sua região

Prefeitura de Diadema inaugura no Serraria mais um Ecoponto

O morador de Diadema que precisar descartar entulhos e bagulhos, terra, poda de plantas e recicláveis, sem prejudicar o meio ambiente nem ser multado, passa a ter, a partir dessa terça-feira (11/4), mais uma opção apropriada de local. A Secretaria Municipal de Serviços e Obras, responsável pelo Departamento de Limpeza Urbana (DLU), entrega à população o novo Ecoponto Rufino, em terreno de 820 m², entre os bairros Serraria e Conceição que juntos totalizam 25 mil domicílios. Com essa inauguração, a Prefeitura passa a oferecer à população cinco locais apropriados para o descarte legalizado de resíduos sólidos e inservíveis. Investindo ainda mais na limpeza da cidade, nas próximas semanas serão entregues mais dois novos ecopontos e instaladas aproximadamente 400 lixeiras em diversos locais da cidade.

Segundo o DLU, muitas vezes a própria população contrata um serviço, paga pelo recolhimento do entulho e acredita que o seu resíduo está tendo um destino correto, no entanto, esses prestadores de serviços não habilitados enganam os moradores e despejam o resíduo em um ponto qualquer da cidade. Além de manter a cidade limpa, os ecopontos da Prefeitura servem para evitar que a população seja lesada por esses sujões. No site do Programa Diadema de Cara Limpa (www.diadema.sp.gov.br/caralimpa) estão os endereços dos cinco ecopontos e a lista das empresas legalizadas para recolhimento de caçambas de entulho, no município.

Cidade limpa – Manter a limpeza da cidade, proporcionando mais qualidade de vida aos moradores de Diadema, tem sido um dos principais objetivos da Prefeitura, nos últimos anos. O investimento municipal, na construção do novo Ecoponto Rufino e mais cinco outros, é de quase R$ 1 milhão. Os próximos a serem inaugurados, ainda sem data definida, serão o Arraia, no Eldorado; e Naval, na Vila São José. Outros três, ainda estão sendo construídos: o Taboão, na avenida Dom João VI; o Canhema, na rua Yamagata; e o Marginal Z, na avenida Daniel de Carvalho.

A Secretaria de Serviços e Obras de Diadema, além dos serviços habituais de coleta domiciliar e de retirada porta a porta de entulho e bagulho, tem desenvolvido e participado de projetos e ações importantes para a limpeza da cidade e fiscalizado ativamente o descarte irregular. Em 2016, por exemplo, foram recolhidas, bairro a bairro, 8.795 toneladas de resíduos pelo Programa Diadema de Cara Limpa.

Mãos à Obra – Recentemente criado, o Programa Mãos à Obra passa a integrar as atividades de limpeza e manutenção dos bairros da cidade. Coordenado pela Secretaria de Planejamento e Gestão Pública de Diadema, o programa promove ações de cuidado e conservação, principalmente de ruas, praças, avenidas e prédios públicos municipais como escolas, unidades de saúde, centros culturais e outros.

Ecopontos – Com a entrega do novo ecoponto, localizado na estrada do Rufino, bairro Serraria, a população de Diadema passa a contar com cinco locais apropriados para receber entulhos e bagulhos. No que se refere a entulho, o ecoponto tem um limite de até 1 m³, ou seja, no máximo 10 sacos por morador, semanalmente. Para quantidades maiores que essas, os munícipes devem contratar empresas especializadas na retirada de entulho.  Além de resíduos de construção civil, os ecopontos também aceitam terra, bagulhos e podas de árvores. Quanto aos recicláveis como papel, vidro, metal e plástico, os mesmos depois de recebidos pelo ecoponto serão encaminhados às cooperativas de catadores.

A população pode ajudar o DLU a fiscalizar e manter a cidade limpa, denunciando o descarte irregular pelo telefone 0800-7705559.

 

Serviço:

Inauguração do Novo Ecoponto Rufino”

Dia 11/4, terça-feira, 17 horas

Endereço: Estrada do Rufino, 1059 – Serraria

Funcionamento: segundas-feiras, das 12h às 17h; terça a sábado, das 8h às 16h30;

OBS.: não atende aos domingos e feriados.

Os demais Ecopontos funcionam de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h:

DLU – Av. Pirâmide, 844 – Inamar;

Nova Pop – Travessa ETCD, 210 – Vila Nova Conquista;

Caracas – Rua Caracas, 120 – Vila Mulford;

Arco Íris – Rua Mozart s/nº – Jd. Arco Íris (parceria com Ecovias)

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*