
A Prefeitura de Diadema e a regional do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) na cidade vão relançar no próximo dia 24, por meio de teleconferência, ferramenta que tem como objetivo fomentar a geração de negócios em meio à crise provocada pela pandemia do novo coronavírus. Trata-se do Cadastro Geral da Indústria, inventário com informações de cerca de 1,3 mil empresas fabris do município.
Elaborado pela Universidade Municipal de São Caetano (USCS), o cadastro foi lançado em meados de 2016, com dados coletados entre agosto de 2015 e março do ano seguinte. O inventário traz informações sobre produtos e serviços oferecidos, insumos demandados e resíduos descartados pelas empresas, entre outras.
A ideia é que com o cadastro, de acesso gratuito, fica mais fácil para empresas de todos os setores buscar fornecedores em Diadema, o que garante a circulação de recursos dentro do próprio município.
A parceria também vai permitir a novas indústrias abastecer o inventário com suas informações e às empresas já cadastradas atualizar os dados.
“O trabalho tem quatro anos e pode estar defasado. Com a atualização, ofereceremos um cadastro mais fiel ao empresariado, que poderá usá-lo como ferramenta de fomento para seus negócios. Vamos fazer a atualização em parceria com a Ciesp, que tem relação muito próxima com os industriais da cidade”, afirmou o secretário de Desenvolvimento Econômico de Diadema, Laércio Soares.
Segundo o diretor-titular do Ciesp Diadema, Anuar Dequech Júnior, o banco de dados estará disponível na internet. “Ao consultar, por exemplo, um determinado produto, quem acessar a ferramenta terá a lista de empresas que compram e vendem aquele artigo”, explicou Anuar, que negocia com a prefeitura a inclusão de indústrias dos demais municípios do ABC.
Novas fábricas poderão abastecer o cadastro com suas informações, mas a publicação dependerá de validação da prefeitura ou do Ciesp. Dequech entende que, com a necessidade de isolamento social imposta pela pandemia, o inventário ganha importância. “Nessa fase em que as áreas de compras e vendas estão em home office, essa ferramenta facilita o trabalho das empresas de encontrar clientes e fornecedores.”