Os prefeitos eleitos pelo PSDB para governar Santo André, São Bernardo, São Caetano e Rio Grande da Serra participaram ontem (25), em Brasília, do encontro nacional que reuniu os tucanos vencedores das disputas municipais de outubro e novembro. Em tom de receio com a economia e com os desdobramentos da crise nos municípios, os prefeitos discutiram novos modelos de gestão e receberam diretrizes para seus futuros governos.
“Foi um encontro positivo, apesar da apreensão com a economia do país. Não há hoje perspectiva a curto prazo para a retomada. Isso é unânime e vai exigir austeridade dos novos prefeitos, com a marca da seriedade que é o símbolo do PSDB”, disse o próximo chefe do Executivo são-bernardense, Orlando Morando.
Além dos prefeitos eleitos, o evento teve a presença de lideranças tucanas, como o presidente nacional do partido, Aécio Neves (PSDB); o governador Geraldo Alckmin (PSDB) e o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB), bem como de senadores e ministros.
De acordo com Morando, a vitória do PSDB na região – antes parte do “cinturão vermelho” e reduto do PT –, foi celebrada pela liderança do partido. “A nossa bancada de prefeitos representa a vitória da legenda na região, que antes era o cinturão vermelho e agora virou o cinturão azul. Foi destacada a importância que o sucesso do PSDB em São Bernardo e no ABC representa”, afirmou.
Também presente ao evento, o prefeito eleito de Santo André, Paulo Serra (PSDB), destacou que mais que uma comemoração da vitória da legenda, o encontro foi marcado pelo clima de “reunião de trabalho”, com foco principal na questão orçamentária. “Os prefeitos eleitos terão a missão de reconstruir as cidades financeiramente, com gestões austeras e de responsabilidade fiscal. Tudo isso foi apresentado e discutido no dia de hoje (ontem) por meio de palestras técnicas, muito produtivas”, disse.
Líder nacional do PSDB, o senador Aécio Neves (PSDB) endossou a adoção de novos modelos de governo e destacou em discurso que agora é “o momento das cidades”. “Os prefeitos dessa safra, reeleitos ou novos prefeitos, terão de ousar, de ter criatividade que talvez não tenha sido cobrada de outros prefeitos. Esse é o momento das cidades. A partir da gestão dos senhores vamos demonstrar a um país desacreditado na política que é possível construir caminhos que possam melhorar a vida dos brasileiros. Vamos fazer diferente”, enfatizou.
O prefeito eleito de São Caetano, José Auricchio Junior, e o reeleito de Rio Grande da Serra, Gabriel Maranhão, não foram localizados pela reportagem para comentar o evento.