Minha Cidade, Regional, Sua região

Prefeitos do ABC recebem com cautela avanço no Plano São Paulo

Prefeitos do ABC recebem com
cautela avanço no Plano São Paulo

Prefeitos afirmam que é necessário acompanhar os números nos próximos dias para não haver retrocesso

Os prefeitos do ABC receberam com cautela o anúncio feito pelo governador João Doria (PSDB), nesta sexta-feira (26), de que o ABC, a Capital e subregião sudoeste da Grande São Pau­lo, que reúne municípios co­mo Co­tia e Taboão da Serra, passaram da fase laranja (de controle) no Plano São Paulo de retomada das atividades, para a amarela (de flexibilização). A fase três permite a reabertura de bares, restaurantes e salões de beleza.

A reclassificação da região foi pauta de assembleia extraordinária do Consórcio Intermunicipal ABC, realizada por meio de videoconferência, nesta sexta-feira .

Durante a assembleia, os prefeitos reconheceram que o avanço da região é fruto da efetividade do trabalho conjunto, realizado pelas sete adminis­trações municipais, para ampliar o número de leitos reservados ao novo coronavírus e de testes, assim como a compra de aproximadamente 14 milhões de equipamentos de proteção individual (EPIs) e de limpeza para as equipes de saúde dos municípios.

Entretanto, segundo o Consórcio, os prefeitos apontaram que é necessário manter a cautela e acompanhar os números nos próximos dias para não haver retrocesso de fase, seme­lhante ao que ocorreu com cidades do Interior do Estado.

Os chefes de Executivo do ABC reafirmaram que o entendimento das sete prefeituras é de que a região deve seguir as mesmas diretrizes da cidade de São Paulo, devido à pro­ximidade da região com a metrópole. Dessa forma, assim como a Capital, os sete municípios iniciarão estudos de protocolos para novas flexibilizações e farão avaliação até a próxima sexta-feira (3).

O presidente do Consórcio ABC e prefeito de Rio Grande da Serra, Gabriel Maranhão, ressaltou que o trabalho conjunto tem sido fundamental para o enfrentamento da pandemia na região, assim como a colaboração da população ao seguir as medidas para evitar o contágio e a propagação do coronavírus.

“Estamos muito felizes com o avanço da nossa região, que passou da fase laranja para a amarela do no Plano São Paulo, fruto do trabalho árduo dos sete prefeitos ao longo da pandemia. Seguiremos a capital no planejamento da reabertura de serviços e queremos contar com o apoio da população para cumprir o isolamento social, saindo de casa somente quando for necessário, e seguir as medidas de higiene e o uso correto de máscaras”, afirmou Maranhão.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*