Regional, Sua região

Prefeitos do ABC discutem flexibilização do uso de máscaras nesta quarta

Na última semana, o governador João Doria anunciou que a divulgaria nesta quarta se haveria flexibilização do uso de máscaras em ambientes abertos. 

Consórcio Intermunicipal ABC realiza, nesta quarta-feira-feira (9), a partir das 14h30, assembleia geral ordinária. Os prefeitos da região participam da reunião, por meio de videoconferência, para discutir a flexibilização do uso de máscaras.

O encontro ocorrerá após coletiva do governador João Doria, que terá início às 12h45. na última semana, o governador afirmou que a divulgaria nesta quarta se haveria flexibilização do uso de máscaras em ambientes abertos.

Em novembro do ano passado, o governo chegou a anunciar a flexibilização. Contudo, com o avanço da Ômicron, recuou na determinação antes que a medida entrasse em vigor.

Estudos têm apontado que a chance de transmissão da doença é menor em ambientes ao ar livre, enquanto é mais alta em locais fechados e sem ventilação, mesmo quando há distanciamento social Contudo, o fim da obrigação tem dividido especialistas.

“Dados da pandemia são bastante significativos em termos de melhora e ao mesmo tempo a vacinação. São Paulo atingiu mais de 100 milhões de doses da vacina distribuídas e mais de 20 milhões de doses da vacina foram dadas como dose adicional para os 30 milhões que precisamos objetivar. E, ao mesmo tempo, temos mais de três milhões de doses que foram dadas na população pediátrica entre 5 e 11 anos”, destacou o secretário estadual da Saúde, Jean Gorinchteyn, na última semana.

CAPITAL

Baseada na melhora de alguns dos indicadores da pandemia de covid-19, como queda nas internações e diminuição das taxas de ocupação de leitos de UTI, a Vigilância Sanitária municipal de São Paulo está recomendando para o governo paulista a liberação do uso obrigatório de máscaras em locais abertos.

O estudo foi enviado para o Comitê Científico estadual e se juntará a outros documentos que serão analisados a fim de decidir sobre o tema.  “Neste momento, o Cenário Epidemiológico é de queda importante do número de doentes pela covid-19 nas últimas semanas e os indicadores assistenciais apresentam as menores taxas de ocupação de leitos de UTI e Enfermarias desde 2020”, afirma o documento da prefeitura de São Paulo.

Entre as recomendações sugeridas nas considerações finais do documento de 29 páginas estão a desobrigação do uso de máscaras ao ar livre e ambientes abertos, seguir com as medidas não farmacológicas de precaução (como higiene das mãos e uso de máscaras em locais fechados) e intensificar a vacinação de dose de reforço na população adulta.

Print Friendly, PDF & Email

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*