Últimas Notícias

Prefeito Orlando Morando oficializa início das obras para recuperação de encostas no bairro Novo Horizonte

O programa de obras de contenção de encostas chegou efetivamente ao bairro Novo Horizonte, na região do Ferrazópolis. O prefeito Orlando Morando assinou nesta sexta-feira (02/08) a ordem de serviço que marca a entrada das equipes nas imediações do talude que, nos últimos 30 anos, foi motivo de transtornos e de perdas irreparáveis aos moradores locais. Por se tratar de serviços de alto risco e motivo de grande ansiedade aos habitantes do bairro, o chefe do Executivo havia acompanhado pessoalmente, no começo da semana, as vistorias que antecederam o começo da intervenção, junto às equipes de obras e da secretaria de Habitação.

 

“Nesta gestão, os compromissos são honrados e a segurança e a qualidade de vida dos moradores, também. As obras que planejamos têm começo, meio e fim, e sempre respeitando o padrão de qualidade. Provas disso já podem ser observadas pelas demais encostas, que já se encontram com obras avançadas, pois nosso objetivo central é eliminar novos episódios de enxurradas, preservar vidas e proporcionar mais dignidade às famílias que habitam nessas áreas de topografia mais acidentada”, reforçou o prefeito, que, na ocasião, foi acompanhado pelo vice-prefeito e secretário de Serviços Urbanos, Marcelo Lima, vereadores e lideranças locais.

Ao todo, as obras de prevenção de risco de deslizamentos somam 12 grandes intervenções, distribuídas por áreas periféricas de São Bernardo. São áreas que antes do pacote massivo de obras, encontravam-se carentes de projetos de melhoria de Habitação e de zeladoria. Os serviços no talude do Novo Horizonte vão se estender pelos próximos 150 dias (cinco meses), incluindo também melhorias no entorno das encostas, por meio de obras de pavimentação.

ALÍVIO AOS MORADORES – Após três décadas de espera, as famílias das imediações do talude encontravam-se sem esperanças de solução por parte das autoridades. De acordo com a moradora Luciene Neves Ferreira, a partir de agora, um antigo sonho será concretizado. “Foram muitos anos enfrentando prejuízos e sofrimentos pelas perdas constantes, afinal, era uma área de muito risco de deslizamento. Ocorreram intervenções, remoções de famílias, há muitos anos, mas nada que colocasse ponto final a esse problema. Agora, com as obras liberadas, finalmente teremos mais dignidade. Será um recomeço para todos nós”.

Sérgio Russo, que mora no bairro há 37 anos, também concorda. “Ver essas encostas protegidas será motivo de grande alívio, trará mais facilidade ao nosso dia a dia, além de valorizar nossas casas e toda a região”. Moradores do lado do talude, o casal Verônica Carneiro e Ponciano Prachedes, citaram que as obras indicam progresso, valorização dos imóveis e um futuro melhor aos seus filhos. “Fomos ouvidos e, agora, estamos sendo atendidos. Teremos um lugar bem melhor para viver”, concluiu Verônica.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*