Minha Cidade, São Bernardo do Campo, Sua região

Prefeito Orlando Morando e governador em exercício Rodrigo Garcia anunciam obras para tratamento de esgoto e recapeamento no Jordanópolis

Prefeito Orlando Morando e governador em exercício Rodrigo Garcia anunciam obras para tratamento de esgoto e recapeamento no Jordanópolis
“Este é o maior programa de despoluição da nossa represa Billings, que vai beneficiar todo o Grande Alvarenga”, disse o prefeito Orlando Morando. Foto: Gabriel Inamine/PMSBC

Ao lado do governador em exercício, Rodrigo Garcia (DEM), o prefeito de São Bernardo, Orlando Morando (PSDB), anunciou na manhã deste sábado (21) o início das obras de implantação de coletor-tronco na bacia do Ribeirão dos Couros (CT Couros), no bairro Jordanópolis, além do recapeamento asfáltico de 41 ruas do bairro. As intervenções terão início imediato, beneficiando moradores do Jordanópolis, Planalto, Cooperativa, Parque dos Pássaros, entre outros bairros. Juntas, as obras somam investimentos de R$ 54,5 milhões.

 Executada pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), a instalação do CT Couros faz parte da terceira fase do programa Pró-Billings, que, quando concluído, irá reduzir em 700 m3 o volume de dejetos despejados mensalmente na represa Billings, além de elevar o índice de tratamento de esgoto da cidade dos atuais 27% para 60%. Ao todo, 250 mil moradores de São Bernardo serão beneficiados pelo projeto, previsto para ser concluído em 2021. O material coletado será levado para a Estação de Tratamento do ABC, localizada na divisa entre São Paulo e São Caetano.

 Financiado pela Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA) e pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), o CT Couros terá 14 km de extensão, tendo a maior parte das obras construídas por Método Não Destrutivo (MND), para causar o mínimo impacto possível.

 “Este é o maior programa de despoluição da nossa represa Billings, que vai beneficiar todo o Grande Alvarenga. Além disso, vamos promover a renovação asfáltica de 41 ruas do Jordanópolis, por meio de um investimento de R$ 6 milhões, e trazer novamente para esta região a nossa ação Nova São Bernardo, com ações de zeladoria, como poda de árvores, troca de guias, nova sinalização, entre outras melhorias”, destacou o chefe do Executivo. Os recursos destinados ao recapeamento são provenientes do tesouro municipal e de emenda parlamentar encaminhada pelo deputado federal Eli Correa.

 De acordo com o governador em exercício, a obra da Sabesp engloba um amplo pacote de medidas que vem sendo implementadas pela concessionária para preservar os recursos hídricos disponíveis para as próximas gerações. “É uma obra complexa, mas ao mesmo tempo muito importante para que a gente preserve o que há de mais precioso na natureza, que é a água. Esse anúncio vem complementado de uma iniciativa importante do prefeito Orlando Morando, voltada ao embelezamento do bairro, por meio de uma série de melhorias”, enfatizou Rodrigo Garcia.

 O ato também foi acompanhado pelo presidente da Sabesp. Benedito Braga, e pela primeira-dama e deputada estadual, Carla Morando. “Esta é uma obra importantíssima, que cumpre mais um compromisso assumido pela Sabesp, gerando aproximadamente 500 empregos e limpando nossos rios”, completou Benedito Braga.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*