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Preços de serviços e presentes para o Dia dos Namorados sobem 4,8% em 12 meses

grafico-dia-dos-namoradosOs preços de serviços e presentes para o Dia dos Namorados subiram, em média, 4,78% entre junho de 2016 e maio deste ano, segundo o Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre-FGV). O porcentual é maior que a inflação do período, de 4,05%, medida pelo Índice de Preços ao Consumidor (IPC/FGV).

O índice foi puxado pelos serviços, que subiram bem acima da inflação, 6,14%. Entre as opções de lazer mais procuradas pelos casais, o teatro foi a que mais registrou alta (27,14%), seguida por shows (12,92%) e cinema (6,91%). A inflação dos restaurantes foi de 5,73%, enquanto a de bares e lanchonetes ficou em 6,73%. Apenas hotéis/motéis ficaram mais baratos (-4,29%).

“Apesar de subirem acima da inflação, a taxa (desses serviços) está recuando. A recessão e seus efeitos sobre o mercado de trabalho estão reduzindo a demanda por serviços e os preços aumentam com maior lentidão”, destacou André Braz, coordenador do IPC/FGV.

No sentido contrário, os pre­sentes aumentaram em média 2,56% – cerca de 1,5 ponto porcentual abaixo da inflação do período. Destaque para os itens de vestuário: roupas femininas tiveram queda de 0,66%. Roupas masculinas (2,66%), calçados femininos (3,43%) e masculinos (4,40%) tiveram elevação mais tímida se comparada a dos serviços. Os celulares, por sua vez, baixaram 5,16%.

Na avaliação do economista, o momento não é ideal para assumir dívidas. “Compras a prazo exigem comprometimento da renda a longo prazo, mas a situação do mercado de trabalho não está confortável para que se contraia dívidas longas”, destacou André Braz.

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