Uncategorized

Prazo para envio de declarações do Imposto de Renda começa hoje e vai até 30 de abril

Começa hoje (1º) o período para envio do Imposto de Renda 2018 (ano-base 2017). O prazo vai até as 23h59 de 30 de abril. A Receita Federal estima que 28,8 milhões de declarações serão entregues – foram enviadas 28,5 milhões em 2017.
Está obrigado a declarar quem recebeu em 2017 rendimentos tributáveis em valores superiores a R$ 28.559,70.

A principal mudança é a exigência da inclusão do CPF dos dependentes com oito anos ou mais. No ano passado, a regra valia para 12 anos.

Além disso, as fichas de bens terão mais campos, como o da inscrição do imóvel e do Renavam do carro. O preenchimento será obrigatório a partir de 2019, mas especialistas recomendam que já seja feito.

“No caso do veículo, é mais fácil porque o número está no documento. Para imóveis, é preciso ir atrás de escritura ou matrícula. A segunda via pode ser solicitada no cartório de notas ou de registro de imóveis”, disse Samir Choaib, do Choaib, Paiva e Justo Advogados.

“Cada vez mais a Receita fecha o cerco com o cruzamento de dados”, disse Antonio Colucci, advogado tributarista do Chamon Santana Advogados
Valter Koppe, supervisor do IR em São Paulo, afirmou que alguns profissionais liberais, como médicos, dentistas e advogados, passaram a ter de detalhar e individualizar as informações de pagamento, e o mesmo será exigido dos corretores de imóveis neste ano.

Sem dúvidas

Foi publicada, em outubro de 2017, instrução que unifica regras e esclarece a interpretação a certos assuntos. Um deles é a possibilidade de o filho ser considerado dependente por apenas um dos pais no caso de guarda compartilhada. “A Receita já pegava isso, mas ago­ra ganha força de norma”, disse Koppe.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*