Economia, Notícias

Postos da região só têm combustíveis para até o fim do dia, diz Regran ABC

Postos do ABC só têm combustíveis para até o fim do dia, diz Regran ABC
Posto de combustíveis em São Bernardo tinha estoque para mais uma hora. Foto: Angelica Richter/Especial para o DR

Atualizado em 23h

50

Os estoques de gasolina e etanol acabaram na maioria dos postos de combustível do ABC ontem (24). Segundo o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo do ABCDMRR (Regran), Wagner de Souza, 90% dos cerca de 400 estabelecimentos da região não tinha produto para vender na tarde de ontem, como resultado da greve dos caminhoneiros.
“Se ficar alguma coisa para a noite e amanhã (hoje), será só diesel”,

afirmou Souza.

A reportagem do Diário Regional percorreu estabelecimentos da região central de São Bernardo e os poucos postos abertos tinham álcool para mais uma hora. Na avenida Kennedy, só dois ainda funcionavam. “Temos apenas álcool. A gasolina comum acabou de madrugada e a aditivada, antes do meio dia”, afirmou o frentista. Na rua Jurubatuba e na Avenida Prestes Maia todos os postos estavam fechados.

O presidente do Regran revelou que, ainda que os caminhoneiros encerrem o movimento, o abastecimento nos postos de combustível da região só será normalizado em uma semana. “Inicialmente, é preciso abastecer as bases (distribuidores) e, só depois, fazer a distribuição para os postos.”

Como resultado do fim dos estoques, postos de combustível em Brasília chegaram a cobrar R$ 9,99 pelo litro da gasolina. Souza afirmou que tomou conhecimento de apenas um estabelecimento na região praticando valores abusivos. “Os preços são livres, mas os postos não podem aproveitar esse momento de instabilidade para promover aumentos sem justificativa”, afirmou Souza.

Ônibus
A maioria das empresas de ônibus que atuam no ABC operaram normalmente ontem, mas a falta de diesel deve comprometer a circulação dos coletivos nos próximos dias caso a paralisação continue.

A SATrans informou que, devido à greve dos caminhoneiros, as empresas de ônibus de Santo André não estão recebendo combustível. Para que, no fim de semana, a população não fique sem transporte, as linhas vão operar a partir de hoje com frota reduzida.

As empresas Guaianazes, Curuçá, ETURSA, Parque das Nações e Vaz, vão operar com 65% da frota programada hoje, amanhã e domingo. As empresas Suzantur e Urbana, por sua vez, vão operar normalmente nestes três dias.

A SBCTrans, operadora de transporte coletivo de São Bernardo, chegou a informar durante a tarde que reduziria o número de veículos em circulação nos horários de menor demanda. Porém, no início da noite, a empresa decidiu manter 100% da frota nas ruas, numa decisão tomada em conjunto com a prefeitura.

A EMTU informou que, no ABC, as permissionárias de ônibus metropolitanos operaram ontem com cerca de 90% da frota total.

Craisa

A Companhia Regional de Abastecimento Integrado (Craisa) de Santo André, que administra o Ceasa ABC, informou que 40% das entregas de frutas e legumes estavam atrasadas e alguns segmentos, com estoques baixos, tinham preços elevados.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*