A péssima campanha do Corinthians no segundo turno do Campeonato Brasileiro deixou fora do alcance a possibilidade de disputar o título. O que restou foi brigar por vaga na Copa Libertadores, e até isso era meta considerada distante.
Não é mais. A Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) ampliou a competição e deu mais duas vagas ao Brasil. Assim, o G-4 virou G-6 e a equipe alvinegra se viu novamente na briga.
O recado, então, foi dado pelo presidente Roberto de Andrade: a classificação é obrigação. Seja com uma das primeiras posições do Brasileiro, seja com o título da Copa do Brasil, o Corinthians precisa dar um jeito de obter sua vaga na Libertadores.
A mensagem foi recebida pelos jogadores, que repetiram o discurso do dirigente e passaram a tratar como obrigatória a participação na disputa continental de 2017.
“O Corinthians é um time grande que sempre briga por coisas altas. É obrigação, sim, a classificação para a Libertadores. Temos vantagem na Copa do Brasil e vamos buscar a classificação dos dois jeitos”, disse Guilherme Arana.
No Nacional de pontos corridos, o time está em sétimo, um ponto atrás do sexto. No mata-mata da Copa do Brasil – competição que dá vaga na Libertadores ao campeão – abriu o confronto com o Cruzeiro, pelas quartas de final, triunfando por 2 a 1 em Itaquera. O jogo de volta será no dia 19, no Mineirão.
“Não vai ser fácil, mas a gente sabe que tem plantel para conquistar a Copa do Brasil e entrar na zona de classificação pelo Campeonato Brasileiro”, disse o meia-atacante Marlone.
O treino de ontem foi disputado apenas pelos reservas. Fábio Carille observou alternativas e viu Gustavo marcar dois gols. O centroavante é o provável substituto de Romero, que está a serviço da seleção paraguaia.