Política-ABC, São Bernardo do Campo, Sua região

Polícia Federal deflagra operação em São Bernardo

Obra do museu, iniciada em 2012, recebeu mais de R$ 14 milhões de investimento do Ministério da Cultura. Foto: Marcelo Gonçalves/ Sigmapress/Folhapress

A Policia Federal deflagrou hoje (13), em São Bernardo, a Operação Hefesta. O secretário de Obras, Alfredo Luiz Buzzo, o subsecretário de Obras, Sérgio Suster, e o secretário da Cultura, Osvaldo de Oliveira Neto são alvos de mandados de prisão temporária em investigação que apura suposto esquema de desvio de dinheiro destinado à construção do Museu do Trabalho e do Trabalhador.

Marco da gestão do prefeito Luiz Marinho (PT), o museu foi planejado para contar a história do trabalho e das greves do ABC, que lançaram o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na política.

A obra, iniciada em 2012 recebeu mais de R$ 14 milhões de investimento do Ministério da Cultura. A construção estava prevista para durar nove meses,  mas ainda não foi concluída.

Foram expedidos ainda outros cinco mandados de prisão temporária, oito de condução coercitiva e 16 de busca e apreensão para serem cumpridos em São Paulo, Santos, São Bernardo do Campo e Barueri. Há também mandados sendo cumpridos no Rio de Janeiro e no Distrito Federal.

Os mandados foram expedidos pela 3ª Vara Federal de São Bernardo do Campo e são cumpridos por 60 policiais federais e dez servidores da Controladoria-Geral da União.

A Polícia Federal apura desvio de recursos obtidos por meio de convênios do Ministério da Cultura com a prefeitura e via Lei Rouanet. Há, de acordo com os investigadores, indícios de superfaturamento, subcontratação ilegal de empresas sem licitação e projetos duplicados de captação de recursos.

Print Friendly, PDF & Email

Deixe eu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*