Economia, Família & finanças

Planejamento financeiro pessoal e familiar: você já ouviu falar sobre isto?

E stamos acostumados a ouvir e ler que planejamento financeiro está muito mais ligado ao dia dia de empresas, por meio dos chamados planos de negócios, de planilhas e fluxos de caixa, nos quais se apontam entradas e saídas de recursos, bem como da clara definição de metas de curto, médio e longo prazos, sempre buscando manter as finanças em ordem e o crescimento financeiro sustentável.

Meu objetivo na coluna desta semana, caro(a) leitor(a), é mostrar que nós, pessoas físicas e nossas famílias – referindo-se à parte financeira e respeitadas as devidas proporções – também funcionamos como uma empresa.

Afinal, mensalmente, temos entradas de recursos e pagamentos e despesas diversas, bem como objetivos (metas) de curto, médio e longo prazos, buscando crescimento financeiro, que necessitam ser observados e controlados.

Ora, então por que mais 70% dos brasileiros não possuem planejamento financeiro?

Respondo: porque não nos ensinaram uma matéria chamada Educação Financeira, ou seja, ninguém – leia-se, nossos governantes – nunca se preocupou em ensinar conceitos, funcionamento do mercado financeiro e, principalmente, a importância de poupar e organizar gastos e despesas.

Apenas como informação, o Brasil, comparativamente aos Estados Unidos, está atrasado em mais de 30 anos quando o assunto é planejamento financeiro pessoal e familiar.

Na terra do Tio Sam, a presença de um planejador financeiro familiar é tão clara e necessária quanto a figura de um médico de família.

Portanto, planejar-se financeiramente é fundamental para direcionar e significar suas decisões, permitindo visão ampla e antecipada dos movimentos financeiros de sua vida, bem como criar disciplinas necessárias para atingir os objetivos (metas) propostos.

Conseguiu visualizar como o planejamento financeiro está diretamente ligado às finanças pessoais e familiares, não se limitando apenas às empresas?

Ficou com alguma dúvida? Envie um e-mail que eu esclareço. Meu e-mail é falandofacil123@gmail.com.
Boa sorte!

Sérgio Biagioni Junior trabalhou mais de 25 anos no mercado financeiro, é formado em Adminitração de Empresas, pós-graduado em Banking, MBA em Controladoria e Custos. Cursa pós-graduação na PUC-RS em Planejamento Financeiro e Finanças Comportamentais. Atualmente é mentor e planejador financeiro especializado em profissionais liberais, pessoas físicas e finanças familiares.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*