Minha Cidade, São Bernardo do Campo, Sua região

Piscinão do Paço de S.Bernardo será entregue em 30 dias

Piscinão do Paço de S.Bernardo será entregue em 30 dias
Reservatório será inaugurado em 20 de agosto, no aniversário de 466 anos da cidade. Foto: Gabriel Inamine/PMSBC

O Piscinão do Paço de São Bernardo entrou na exata contagem regressiva de 30 dias para sua finalização, nesta segunda-feira (22). A data oficial de entrega será em 20 de agosto, no aniversário de 466 anos da cidade. Com estrutura para armazenar 220 milhões de litros de água e túnel de 950 metros de extensão (diâmetro de 6,2 metros), que liga a Esplanada do Paço, passando por baixo da Rua Jurubatuba, à Alameda Glória, o reservatório é o principal projeto de combate às enchentes na região central da cidade já executado. Ao todo, custou R$ 353 mi­lhões entre verbas do governo federal e municipal.

A obra foi deixada para a gestão Orlando Morando (PSDB) com 60% de execução finalizada e serviços paralisados. O projeto foi iniciado pela administração anterior no fim de 2013 e com promessa de entrega até 2016.

Morando destacou que a principal decisão para a retomada de toda obra foi a contratação de auditoria, exe­cutada ainda no começo de 2017, pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicos (IPT), no valor de R$ 3,7 milhões, que norteou toda a condução dos serviços técnicos.

“Devido à complexidade de todo o projeto, nos cabia entender, de forma integral, tudo o que tinha sido executado até então, para que de maneira assertiva fôssemos avançando. Com muita res­ponsabilidade e transparência, garantimos sua retomada, que agora está na reta final de entrega”, afirmou o prefeito, durante vistoria nesta segunda-feira, que foi acompanhada pelo presidente da Câmara, vereador Ramon Ramos (PDT).

RETOMADA

Em março de 2018, o Ministério das Cidades formalizou a retomada da obra do Piscinão do Paço, durante agenda oficial na cidade. Em maio deste ano, a prefeitura iniciou a contagem regressiva, com placas ao lado do canteiro de obras, com o decrescente de 100 dias.

“A cada dia o número é modificado. Isso foi feito em respeito ao morador de São Bernardo, que esperava transparência do Poder Público para uma entrega tão importante como está. Assim, seguimos trabalhando e os avanços podem ser conferidos”, ressaltou Morando.

A etapa de execução da obra é a de concretagem e acabamento com a parte de cobertura de todo o reservatório já concluído. A área será entregue à população com a zona urbana efetivada, retornando assim a Esplanada do Paço.

Print Friendly, PDF & Email

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*