Editorias, Notícias, São Paulo

PIB de S.Paulo se aproxima de mesmo nível pré-pandemia

Doria atribui bom resultado à eficiência do plano de retomada econômica do governo de SP. Foto: Governo do Estado de SP
Doria atribui bom resultado à eficiência do plano de retomada econômica do governo de SP. Foto: Governo do Estado de SP

O governador João Doria (PSDB) anunciou, nesta quarta-feira (9), que o Produto Interno Bruto (PIB) de São Paulo já alcança níveis semelhantes aos do início do ano, quando a economia ainda não sofria os impactos da pandemia do coronavírus. O desempenho positivo, segundo o governador, é reflexo de plano de investimentos de São Paulo para a retomada econômica até 2022, aliado às medidas de desone­ração dos cofres públicos.

“A economia de São Paulo começa a se recuperar e o PIB do Estado volta ao mesmo nível que teve em janeiro deste ano, antes da pandemia. O PIB de São Paulo chega a 103,2 pontos, praticamente o mesmo observado em janeiro. O desempenho da economia de São Paulo é substancialmente melhor do que o desempenho do PIB do Brasil”, destacou Doria.

O crescimento estimado do PIB foi de 2,1% em julho. Nos meses de maio e junho, os índices foram de 4,5% e de 5,5%, respectivamente. Com os resultados, o PIB de São Paulo chegou a 103,2 pontos. O desempenho é semelhante ao observado em janeiro, quando o PIB atingiu 103,4 pontos e o país ainda não sofria os impactos da pandemia.

“Temos trabalhado em dois eixos. O primeiro é o plano de investimentos para recuperação econômica, denominado retomada 2021/2022, com busca de investimentos internos e externos. O segundo eixo é a reforma e modernização administrativa que enviamos à Assembleia Le­gislativa com propostas para o enxugamento da máquina pública do Estado”, pontuou.

O secretário da Fazenda, Hen­rique Meirelles, afirmou que o PIB paulista avançou 1,8% em julho, em comparação com julho de 2019 e que, no acumulado de 12 meses, a atividade econômica do Estado avançou 0,4%. “Estamos trabalhando no plano de retomada para que São Paulo mantenha um ritmo forte de crescimento”, disse Meirelles.

Os dados fazem parte do novo indicador PIB+30, criado pela Fundação Seade para disponibilização de informações mais rápidas e precisas e utilizado pelo governo de São Paulo como apoio para tomada das decisões, especialmente na área econômica.

Print Friendly, PDF & Email

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*