Editorias, Notícias, São Paulo

PF faz operação para conter envio de cocaína do porto de Santos à Europa

Policiais federais buscam cumprir, na manhã desta segunda-feira (4), 127 mandados de prisão temporária e preventiva e outros 190 de busca e apreensão contra uma quadrilha suspeita de praticar tráfico internacional de drogas a partir do Porto de Santos, no litoral paulista.

As investigações apontaram que o grupo foi o responsável pelo envio de pouco mais de seis toneladas de cocaína para a Europa no último ano. Cerca de 820 policiais federais participaram da operação, centralizada em São Paulo e distribuída pelos estados de Minas Gerais, Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul, além do Distrito Federal.

As investigações da Operação Brabo começaram em agosto de 2016 em parceira com a agência norte-americana de combate ao tráfico de drogas. Um pente-fino feito em cinco apreensões de cocaína realizadas entre agosto de 2015 e julho de 2016 – três no porto de Santos e duas em um da Rússia, também vindas do entreposto da Baixada Santista- constatou que os carregamentos eram feitos por um mesmo grupo.

Diferentes grupos organizados e especializados, com atuação no Brasil e na Europa, se associavam entre si para atender necessidades específicas dos negócios ilícitos. A cocaína pura que saía dos países produtores era estocada em vários endereços da capital paulista até ser enviada à Europa pela via marítima. A PF afirma que realizou, desde agosto do ano passado, 14 apreensões de cocaína nos portos de Santos, Salvador e Itajaí (SC).

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*