Economia, Notícias

Petrobras eleva em 10% preço da gasolina nas refinarias; diesel segue inalterado

A Petrobras informou às distribuidoras que vai aumentar a gasolina em 10% a partir de hoje (9) em suas refinarias. O valor do litro vai subir, em média, R$ 0,13, segundo informação da Associação Brasileiras dos Importadores de Combustíveis (Abicom). O preço do diesel permanece inalterado.

O aumento da estatal reflete o movimento de alta do petróleo no mercado interna­cional da semana passada. Nesta semana, a commodity opera em queda por conta de dúvidas em relação ao real tamanho do corte de produção que será praticado em junho e julho.

O aumento anunciado ontem para a gasolina é o quinto seguido, todos desde o início de maio, mês que marca a reversão no comportamento dos preços dos combustíveis praticados pela estatal. A última correção dos preços havia ocorrido no dia 27 de maio.

Desde que a sequência atual de aumentos foi iniciada, o preço do combustível vendido pela Petrobras acumula alta de 60%. Ainda assim, o valor atual ainda é menor do que o vigente no início deste ano.

UM QUARTO

O repasse às bombas de­pende das políticas comer­ciais de distribuidores e re­vende­dores. Segundo a Pe­trobras, o preço da gasolina nas refinarias equivale a 25% do valor de venda do produto nas bombas. A fatia restante é composta por impostos e custos de margens de lucro de distribuidoras e postos de combustível.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*