Economia, Notícias

Petrobras anuncia reajuste de 6% para o GLP a partir desta quinta-feira

Petrobras anuncia reajuste de 6% para o GLP a partir desta quinta-feira
No ano passado, o gás de cozinha ficou 21,9% mais caro. Foto: Arquivo

A Petrobras confirmou nesta quarta-feira (6), o primeiro aumento do Gás Liquefeito de Petróleo (GLP) neste ano, da ordem de 6%, depois de ter reajustado o gás de cozinha em 5% no dia 3 de dezembro. O aumento, válido a partir desta quinta, segue a alta do preço do petróleo no mercado internacional, que nesta quarta fechou cotado a US$ 54,30 o barril do tipo Brent. Em 2020, a alta do GLP foi de 21,9%.

O reajuste afeta tanto o GLP 13 kg, o chamado gás de bo­tijão, que será vendido nas refinarias a R$ 35,98, corres­pondente a 46% do preço total; como o GLP a granel, utilizado por indústrias, comércio, condomínios e academias, entre outros.

“Os preços de GLP praticados pela Petrobras seguem a dinâmica de commodities em economias abertas, tendo como referência o preço de paridade de importação, formado pelo valor no mercado internacional, mais os custos que importadores te­riam, como frete de navios, ta­xas portuárias e demais custos de transporte, também sen­do influenciado pe­lo câmbio”, informou a Petrobras.

A estatal destacou ainda que as distribuidoras são as responsáveis pelo envase em diferentes tipos de botijão e, juntamente com as revendas, são responsáveis pelos preços ao consumidor final.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*