Curiosidades

Pesquisa aponta que mulheres estão presentes como fundadoras em 67% dos negócios de impacto social do Brasil

No Brasil, a diversidade de gênero é um tema-chave para analisar o perfil sociodemográfico dos empreendedores à frente dos negócios socioambientais. Hoje, as mulheres estão presentes como fundadoras em 67% das empresas do setor – sendo que 23% das empresas mapeadas têm apenas mulheres na liderança. Esse índice revela a conquista da equidade de gênero no ecossistema, de acordo com dados da terceira edição do Mapa de Negócios de Impacto Socioambiental, conduzido pela Pipe.Labo, think tank do setor de impacto.

O levantamento, realizado desde 2017, reúne análises evolutivas e desafios do setor de 1.300 empresas. De acordo com o recorte que analisa a presença feminina nos negócios de impacto socioambientais, os homens aparecem como fundadores em 71% dos negócios – sendo que 27% das empresas mapeadas têm apenas homens na sua fundação.

Na percepção das coordenadoras da pesquisa – Lívia Hollerbach e Mariana Fonseca –, embora a notícia do aumento da presença feminina seja boa, na análise de investimentos recebidos pelas empresas mapeadas, os negócios administrados por um time essencialmente feminino tendem a receber menos recursos financeiros e apoios adicionais para evoluir na jornada empreendedora, quando comparadas às lideradas por homens. Na prática, elas são menos selecionadas para os processos de aceleração. Como consequência, elas são poucas entre os negócios em fase de escala: 25% das mulheres versus 35% de homens.

Mapa de Negócios de Impacto Socioambiental contou com apoio da ENIMPACTO, Aliança pelos Negócios de Impacto, Climate and Land Use Alliance, do Fundo Vale, Instituto Clima e Sociedade e Instituto Sabin. A íntegra do estudo está disponível pelo www.mapa2021.pipelabo.com.

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