Editorias, Notícias, Saúde e Beleza

Pesquisa aponta que 55% dos pais têm dificuldades em manter uma alimentação saudável para seus filhos

Manter a alimentação dos filhos equilibrada é o maior desafio para os pais, conforme apontado no recorte de nutrição infantil da Pesquisa de Alimentação Saudável. O dado foi apontado por 55% dos pais respondentes do levantamento inédito realizado pelo Grupo Minha Vida, maior grupo de comunicação com foco em saúde e bem-estar do país.

Dos respondentes, 10.444 têm filhos e, desses, 92% se declaram preocupados com a alimentação das crianças. A preocupação é pertinente, já que o último levantamento feito pela Pesquisa de Orçamentos Familiares do IBGE apontou que uma a cada três crianças brasileiras está pesando mais do que deveria. Dentre os respondentes da Pesquisa de Alimentação Saudável, 18% afirmam terem filhos acima do peso e 23% que suas crianças não são fisicamente ativas.

Para a nutricionista do Grupo Minha Vida, Roberta Stella, uma alimentação desbalanceada pode trazer muitos impactos negativos para as crianças. “Durante a infância desenvolvemos hábitos que levamos para a vida inteira. Uma criança que tem uma rotina alimentar ruim, provavelmente será um adulto com dificuldades para adotar uma alimentação saudável no futuro”. Além da questão comportamental, a especialista ressalta os danos na saúde que acompanham os quilos a mais: “O sobrepeso pode causar complicações que acompanharão as crianças até a sua vida adulta e aumenta as chances de desenvolver doenças crônicas, como diabetes, hipertensão e colesterol alto”, explica Stella.

A Pesquisa de Alimentação Saudável, que traça um panorama sobre a alimentação do brasileiro, foi realizada em novembro de 2015 com mais de 18 mil internautas de ambos os sexos e maiores de 18 anos, e apontou as principais dificuldades de pais em relação à alimentação dos filhos.

Introduzir novos alimentos é um desafio para 44% deles. Para 50%, a dificuldade é aumentar a quantidade de legumes e verduras; e para 44%, aumentar a quantidade de frutas no cardápio dos pequenos.

Diminuir a quantidade de doces é uma dificuldade para 34% dos pais; e reduzir a quantidade de refrigerante foi citada por 24% dos respondentes.

Para a nutricionista, é papel dos pais garantir que os filhos tenham hábitos saudáveis: “As crianças sempre vão preferir doces, frituras e refrigerantes. Cabe aos pais criar hábitos saudáveis na vida dos filhos para garantir que eles tenham uma infância equilibrada e se tornem adultos saudáveis”.

Com tantos desafios, o aplicativo gratuito DS Kids, desenvolvido pelo Grupo Minha Vida, é um grande aliado para os pais e mães que querem manter a dieta dos seus filhos mais equilibrada. Com ferramentas que possibilitam acompanhar a rotina dos filhos, dicas de refeições saudáveis, receitas divertidas que transformam a alimentação e a prática de atividades físicas em uma grande brincadeira, o app está disponível para download em iOS e Android.

A especialista revela que o aplicativo auxilia os pais que precisam incentivar hábitos mais saudáveis para seus filhos: “Às vezes, falta criatividade e o aplicativo pode ajudar. As crianças tendem a querer consumir sempre as mesmas refeições que sabem que gostam e rejeitar alimentos que não conhecem, por isso é importante que os pais não deixem de encorajar novas experiências. Apresentar pratos equilibrados e nutritivos sem abrir mão do sabor, cozinhar juntos receitas gostosas e saudáveis e introduzir novas brincadeiras que façam os pequenos se mexer são alternativas que ajudam a criar hábitos mais saudáveis de forma leve e divertida”, recomenda Stella.

 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*