Política-ABC, São Bernardo do Campo, Sua região

Pery Cartola: ‘trabalho diferenciado me colocou como referência frente à proteção animal no Estado’

Pery: ‘trabalho diferenciado me colocou como referência frente à proteção animal no Estado’
Pery: “as pessoas, em época de eleição, fazem de tudo para conseguir votos e acabam apelando para os temas mais sensíveis, como a causa animal”. Foto: Divulgação

O vereador de São Bernardo Pery Cartola (PSDB) tem focado a sua atuação parlamentar, entre outras iniciativas, na causa animal, tanto que entre seus projetos de destaque estão o Hospital Público Veterinário e a criação do Castramóvel. Nesta entrevista exclusiva ao Diário Regional, o tucano faz balanço do mandato e analisa a política nos âmbitos municipal, estadual e federal.

Como o senhor avalia sua atuação na Câmara até o momento?

Nossa avaliação é feita por números, e estes são expressivos. Todos os anos, superamos nossos próprios recordes. São 8.951 indicações; 80 projetos, sendo que 54 foram aprovados, além de 283 requerimentos.

Quais projetos de sua autoria destaca?

Devolvi aos cofres públicos mais de R$ 28.000.000 como presidente da Câmara Municipal em 2017-2018, a maior devolução da história do ABC.

Já os projetos são bacanas, valendo a pena destacar como conquistas animais domésticos (PL6546/2017); passe livre (PL 25/2013); prevenção de acidentes causados por animais domésticos (PL 6590/2017); ciclo faixa (PL 2742/2013), por exemplo, na Avenida Kennedy, entre outras.

Também a criação de academia acessível para pessoas com deficiências em todo o município (PL 5336/2013); calçada acessível e sua padronização (PL 4758/2013); recapeamento asfáltico na Vila Marlene, Jardim do Mar e Chácara Inglesa.

Há, ainda, o projeto que cria a Diretoria de Proteção Animal de São Bernardo, além dos que preveem a Praça Parque Antonio Cecato; o não à ideologia de gênero; a valorização dos servidores; o Cachorródromo em todas as praças-parques; e o Lazer na Rua aos domingos na Barão de Mauá e na Prestes Maia.

Entre os projetos apresentados destaco o do Hospital Público Veterinário; o que cria Castramóvel; o do Estatuto do Magistério; os da Virada Cultural e Virada Esportiva, além dos que preveem a implementação do Centro de Referência ao Idoso e do Centro Especializado no Tratamento de Câncer.

Como projetos pessoais cito o Segunda Solidária, o Gabinete Móvel, a Campanha de Vacinação Contra a Cinomose; o Palestra de Proteção Animal em escolas públicas; o Pets Day e Feiras de Adoção, além do Pedale Causa Animal.

Então, a causa animal, atualmente, é sua principal bandeira?

Hoje, sem dúvida ne­nhuma, sim. Faço um traba­lho diferenciado e com muito carinho e isso acabou nos colocando como referência frente à proteção animal no Estado de São Paulo.

O sr. trabalha profissionalmente com os animais?

Não por enquanto. A ideia é iniciar a terceira faculdade (o vereador é formado em Administração com ênfase em Comércio Exterior e bacharel em Direito), que seria a de Medicina Veterinária, a fim de auxiliar nos trabalhos.

Em agosto o sr. anunciou que iria a Brasília para tentar emplacar pacote em contava a vacinação antirrábica, a proposta sobre implementação de hospitais veterinários e a tentativa da criação do Ministério da Causa Animal. Qual foi o resultado?

A grande notícia foi que o governo estuda a criação da Secretaria Nacional dos Animais, o que já é um grande avanço partindo do governo federal. A vacina antirrábica este ano teve alguns pro­blemas, com falta de abaste­cimento e questões com o laboratório, mas fui informado que tudo vai ser regularizado no começo de 2020.

E o Hospital Veterinário da cidade?

O Hospital será instalado ao lado do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), o equipamento contará com consultórios, salas de raios-X e exame e imagem. A estrutura será operada e gerenciada por uma instituição sem fins lucrativos. O equipamento terá estrutura para atender animais vítimas de atropelamento, doenças degenerativas, doenças parasitárias e contagiosas, transmissíveis ao homem ou não, tendo uma abrangência muito maior em saúde pública. Previsão é até 2020.

Quais avanços em relação à causa animal, em São Bernardo, o sr. destaca?

Avançou bastante nesta gestão. Ajudamos a incluir na pasta do Meio Ambiente a Diretoria da Proteção Animal, a lei que permite entrada de animais em parques públicos, o translado de animais em transporte públicos, além de espaços Pets, cachorródromo nos parques e praças, e a aprovação do projeto do Hospital Veterinário.

Em entrevista recente, o sr. falou que a causa animal, a exemplo de outras bandeiras, é mais defendida em épo­ca de eleição. O sr. mantém essa declaração?

Mantenho sim. As pessoas, em época de eleição, fazem de tudo para conseguir votos e acabam apelando para os temas mais sensíveis. Acham que apenas uma foto com animal vai ajudar na sua imagem. As pessoas hoje não são mais bobas e sabem quem trabalha realmente pela causa.

O sr. tem como foco trabalhar a causa animal regionalmente? Já existe algum projeto nesse sentido?

Sim. Primeiro quero fazer tudo que posso aqui em São Bernardo e implementar o Hospital Veterinário, e depois, posso levar essa expertise para outras cidades do ABC acima de 500 habitantes.

Agora falando em política, em âmbito municipal, como avalia o cenário político para as eleições 2020?

As eleições vêm mudando de formato. Hoje o povo está mais ativo na cena política. Como falei anteriormente, o povo não é mais bobo. O gover­no atual pegou uma cidade dilacerada. Hoje encontramos uma nova São Bernardo, com poder de investimento, entregando obras no prazo e uma gestão muito eficiente.

Pensando em ABC, como avalia o cenário político para o PSDB visando a 2020?

Vejo uma boa administra­ção do governo do PSDB em São Bernardo. O prefeito pegou uma cidade largada e com uma gestão eficiente está resgatando a confiança das pessoas, entregando obras no prazo e melhorando a vida das pessoas.

Qual avaliação o sr. faz do governador João Doria (PSDB)?

Gosto do estilo de gestão do governador Doria. Vem fazendo uma boa gestão, se bem que ainda não completou nem um ano de governo, mas me agrada o que vem fazendo com segurança do Estado.

Como avalia o governo federal?

Sem o PT no governo já é um grande avanço para o Brasil. Acho que o governo está no caminho certo. A economia já vem reagindo e acredito que em 2020 o país vai crescer bem mais.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*