Minha Cidade, São Bernardo do Campo, Sua região

Pelo segundo ano consecutivo, São Bernardo conquista prêmio Top Destinos Turísticos

Pelo segundo ano consecutivo, São Bernardo conquista prêmio Top Destinos Turísticos
Premiação elegeu município como o melhor do Estado de São Paulo na categoria Estudos e Intercâmbio. Foto: Divulgação/PMSBC

Pelo segundo ano consecutivo, a cidade de São Bernardo foi reconhecida como um dos Top Destinos Turísticos de São Paulo. Após julgamento de comissão julgadora e  votação popular, o município foi eleito o melhor do Estado na categoria Estudos e Intercâmbio. O prêmio foi entregue nesta segunda-feira, no Palácio dos Bandeirantes, em cerimônia que contou com a participação do governador João Doria e autoridades do Executivo.

Promovido pela Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil (ADVB) e pela Associação de Profissionais de Turismo, Skal Internacional São Paulo, o Prêmio Top Destinos Turísticos tem como finalidade valorizar e selecionar os melhores destinos turísticos do Estado de São Paulo.

Na avaliação do prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, o reconhecido na premiação consolida as ações desenvolvidas pela atual gestão para impulsionar o turismo da cidade. “Além de valorizar nossas riquezas naturais e nossa veia industrial, este prêmio consolida pelo segundo ano consecutivo os frutos que a cidade tem obtido com o fomento da atividade turística. O segmento tem sido um instrumento  importante para aquecimento da economia local, movimentando, principalmente, o setor de serviços e comércio do município”, disse o chefe do Executivo.

ESCOLHA

 Na fase final da premiação, São Bernardo concorreu com outros três municípios pela premiação (Botucatu, Piracicaba e Sorocaba). Além da votação popular, a escolha de São Bernardo como campeã da categoria também levou em consideração os resultados obtidos pelo programa de Turismo Industrial, que promove aprendizagem e vivências para fins de qualificação, ampliação de conhecimento e de desenvolvimento pessoal e profissional.

O programa baseia-se em visitas monitoradas a empresas e indústrias da cidade, para promoção de conhecimento sobre a estrutura das unidades, a forma de produzir e as tecnologias empregadas em cada processo produtivo. O programa contempla grupos de estudantes, empresários e estrangeiros.

De janeiro a agosto deste ano, foram 8.000 participantes no programa de Turismo Industrial, divididos em 270 visitas em empresas parceiras. O número é 10% superior ao total de visitas feitas nos 12 meses de 2018, quando o município recebeu 7.268 participantes. Neste ano, o município sediou ainda o 3° Congresso Brasileiro de Turismo Industrial e o 1° Internacional sobre o tema, com representantes de Portugal, França e Argentina.

MIT

A comissão julgadora ainda avaliou ações desenvolvidas pela atual gestão que, neste ano, obteve o título de Município de Interesse Turístico (MIT), com a sanção do governador João Doria, após executar amplo processo de fomento ao calendário turístico na cidade. Apenas neste ano, turistas de mais de 200 cidades do Brasil visitaram São Bernardo.

O título de Município de Interesse Turístico possibilitou ainda que São Bernardo oficializasse a adesão de 7 novas empresas ao programa de visitas monitoradas a indústrias da cidade, atingindo assim, a marca de 19 parceiros vinculados ao projeto.

“Hoje São Bernardo é referência nacional e internacional no desenvolvimento do Turismo Industrial. Um reconhecimento obtido graças as ações que temos desenvolvido na atual gestão em parceria com as empresas da nossa região”, destacou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Trabalho e Turismo, Hiroyuki Minami.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*