Diadema, Minha Cidade, Sua região

Pedestres e motociclistas são foco na Semana do Trânsito em Diadema

Pedestres e motociclistas são foco na Semana do Trânsito em Diadema
Campanha conta com ações de rua voltadas à conscientização dos pedestres e blitz de motos. Foto: Adriana Horvath/PMD

Com objetivo de prevenir acidentes, a Prefeitura de Dia­dema, por meio da Secretaria de Transportes, promove a Semana Nacional do Trânsito até 25 deste mês, com foco nos pedestres e motociclistas.

São realizadas ações de rua voltadas à conscientização dos pedestres para atravessar na faixa e aos motociclistas como forma de estimular a reflexão devido ao aumento do número de acidentes envolvendo motos.

Em parceria com a Yamaha Motor Brasil, será realizada a quarta e última blitz do ano, no dia 24, no bairro Piraporinha. Além do material educativo que será distribuído na ação, motociclistas receberão instruções sobre verificação de itens básicos de segurança e conservação de sua moto, havendo, inclusive, distribuição de voucher da montadora para check-list básico da motocicleta, com troca de óleo e entrega de antena corta-pipa gratuitamente.

“O objetivo dessa ação é aproximar pedestres e motociclistas do poder público com uma comunicação mais leve e descontraída. Os agentes de fiscalização também estarão presentes reforçando as regras de comportamento e circulação no trânsito. Nossa meta principal é salvar vidas”, afirmou o secretário de Transportes, José Carlos Gonçalves.

Durante a Semana Nacional do Trânsito, faixas com frases educativas estão afixadas nos pontos onde ocorrem ações, levando uma reflexão aos condutores sobre os temas abordados neste ano.

“As intervenções, em geral, procuram conscientizar que a travessia segura deve ser feita na faixa. O motorista tem a obrigação de observar a parada e permitir a travessia na faixa, o que, afinal, é um exercício de cidadania e respeito previsto em Lei Federal”, pontuou Gonçalves.

Além das ações de rua durante a Semana Nacional de Trânsito, continuam as atividades do programa periódico de Educação de Trânsito, na rede municipal de ensino, e a campanha Trânsito Seguro.
Durante o ano letivo, com abordagem apropriada à faixa etária dos alunos, são realizados nas escolas espetáculos teatrais, jogos, leitura de revistas infantis e construção de cidades a partir de blocos de montar. Os alunos discutem e recebem também instruções sobre os sinais de trânsito e sua importância para uma viagem mais tranquila e segura.

OUTRAS CIDADES

Em Ribeirão Pires, a prefeitura reforçou as atividades que orientam e conscientizam sobre a importância do respeito às leis e da preservação da vida. Além de bloqueios educativos, alunos da rede municipal participam de palestras e brincadeiras sobre o tema. Em São Caetano, a prefeitura distribui lixo car e panfletos, além de contar com faixas em diversos pontos da cidade, painel de mensagens e divulgação em redes sociais.

Em âmbito do Estado, as mais de 5 mil escolas da rede estadual estão com ações focadas na educação pelo trânsito para diminuição dos acidentes.

1 comentário

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*