Editorias, Notícias, São Paulo

Paulistano tem segunda quente; termômetros chegam a 35,1º C

Hoje, temperatura deve chegar a 33º. Foto: Arquivo

O primeiro dia útil do horário de verão em São Paulo fez jus à estação do ano que empresta o nome ao período de economia de energia que teve início no domingo (16) e vai até fevereiro de 2017. Apesar de a primavera ser a estação vigente, os termômetros na avenida Paulista chegaram aos 37º C às 15h20, lembrando os dias mais quentes de janeiro. A média oficial de temperatura máxima na cidade foi de 35,1º C, de acordo com o Centro de Gerenciamento Emergências da prefeitura (CGE).

Quem precisa trabalhar com roupas mais fechadas, no entanto, sofreu. Guilherme Alves dos Santos, 20, vende cosméticos debaixo de sol forte, de terno. Com a testa salpicada de suor, descarta uma roupa mais leve para se adequar ao clima. “Você compraria um perfume na minha mão ou na de um ‘maloqueiro’?”, pergunta à reportagem. O suor não o abala. “Cada gota é o meu trabalho, o meu negócio. E eu gosto muito do que eu faço.”

Pancadas de chuva

No final da tarde, São Paulo foi atingida por pancadas de chuva com forte intensidade. O CGE decretou estado de atenção para alagamentos. Com o decreto, a Defesa Civil foi notificada da possibilidade de ocorrências na Zona Sul, Sudeste, Leste e na Marginal Pinheiros. Às 16h20, as chuvas começaram a ser detectadas pelos radares meteorológicos.

Segundo o CGE, a semana será marcada por madrugadas mais quentes e forte calor durante as tarde. As pancadas de chuva também devem continuar diariamente, mas ocorrem de forma isolada e com curta duração entre o final da tarde e início da noite.

Hoje (18), a madrugada terá temperatura média de 19º C. Já durante a tarde, os termômetros chegam a 33º C. A quarta (19) deve começar com poucas nuvens, com mínima de 19° C. O predomínio de sol desde o amanhecer garante mais um dia de muito calor. A máxima prevista é de 33ºC. Com o calor, a brisa marítima que chega à cidade no final da tarde resultará, novamente, nas pancadas de chuva no final do dia.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*