Uncategorized

Para o retorno das aulas, Educação promove formação de gestores escolares em R. Pires

A Prefeitura  de Ribeirão Pires, por meio da Secretaria de Educação, está trabalhando para deixar tudo pronto na volta às aulas da rede municipal de ensino, previsto para acontecer no próximo dia 4 de fevereiro.

No total, 82 gestores das unidades escolares – diretores, vice-diretores e coordenadores – participam de diversas formações entre os dias 28 e 31 de janeiro. Na manhã desta segunda-feira, dia 28, os profissionais acompanharam palestra ministrada por Silvana Gimenes, sobre “O papel do gestor na inclusão escolar”. Com paralisia cerebral, a palestrante contou sobre sua própria experiência na inclusão escolar e a importância do gestor nesta ação.

Graduada em Ciências Políticas e Sociais e mestre em Administração em Gestão e Regionalidade, ambos pelo IMES, Silvana trabalhou na Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, com políticas públicas voltadas a segmentos vulneráveis (mulheres, negros, PcD, LGBT, ciganos, indígenas, idosos, nordestinos, entre outros).

“Essas formações têm o objetivo de promover uma reflexão sobre a importância do papel dos gestores no cotidiano escolar, dando ferramentas necessárias para que nossos profissionais lidem melhor com os desafios enfrentados nas escolas. Começamos com os gestores, mas a ideia é levar essas temáticas a todos os profissionais da rede municipal de ensino”, explica a secretária de Educação, Flávia Banwart.

As formações continuam durante a semana. Nesta terça-feira, dia 29, a partir das 8h, no anfiteatro Arquimedes Ribeiro, os profissionais acompanham a palestra da coaching Silvana Girardi, com o tema “As posturas do gestor”, que aborda como o profissional deve se portar frente às diversidades com a comunidade e equipe. No período da tarde, a partir das 14h, no mesmo local, a palestra será sobre “Legislação e Escola”, com Ricardo Yamashi.

O encerramento da programação será realizado por mais um profissional convidado. Com o tema “Bullying”, no dia 31, a partir das 13h, na UNIESP/ FIRP – Faculdade de Ribeirão Pires, a palestra será ministrada por Nelson Rodrigo, formado em Administração pela FAENAC, em Gestão de Negócios pela Brigham Young University (EUA) e Master Coach pela Dixon Educational (EUA).

Na atividade, os gestores serão treinados para lidar com situações de agressão – como lidar com agressores, identificar sinais de liderança nos alunos, sinais de depressão e suicídio – bullying e ciberbullying, e ferramenta DISC de análise de personalidade. Os participantes receberão certificado reconhecido pela instituição americana Dixon Educational.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*