O volante Leandro Donizete, reforço mais polêmico do Santos para 2017, faz parte de um plano audacioso do técnico Dorival Júnior. O treinador pretende escalar a equipe com apenas um zagueiro para utilizar o ex-volante do Atlético-MG.
A reportagem apurou que Dorival revelou a estratégia para o presidente Modesto Roma e a outros dirigentes do clube com a intenção de dividir a responsabilidade.
Dorival explicou que pretende testar o esquema com apenas um zagueiro no Campeonato Paulista e, se for aprovado, repetirá em jogos estratégicos na Libertadores.
“Jogo em qualquer posição, sem problema. Tendo qualidade e aprendendo rápido, não vai ter erro. Joguei assim algumas vezes. Dorival sabe o que está fazendo, sabe o atleta que tem em mãos. Tem tudo para dar certo”, afirmou Leandro Donizete.
A função de “zagueiro solitário” provavelmente ficará com Cleber. O defensor, que estava no Hamburgo-ALE, foi o maior investimento da diretoria santista nesta janela de transferência (R$ 7,3 milhões). Apesar da “sombra” de David Braz, o ex-Corinthians chega com status de titular absoluto.
Dorival preferiu dividir a responsabilidade sobre o esquema audacioso pois já carrega, sozinho, o peso de ter escalado o time reserva nas últimas rodadas do Brasileiro de 2015. A equipe ocupava a quarta vaga na competição, mas desperdiçou a oportunidade de se classificar a Libertadores ao priorizar a final da Copa do Brasil, conquistada pelo Palmeiras. No clube, muitos apontam a decisão de Dorival Júnior como um erro.