Economia, Notícias

Panex anuncia transferência de São Bernardo

O Grupo SEB (Panex) anunciou ontem (16) aos trabalhadores e à direção do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC a decisão de transferir as atividades de São Bernardo para a unidade da empresa em Itatiaia (RJ). A decisão foi comunicada ao sindicato pelos diretores industrial, Joel Autran, e de Recursos Humanos, Patrick Mazard, que estiveram na entidade na tarde de ontem, no mesmo momento em que os trabalhadores eram informados da decisão na fábrica.

De acordo com José Paulo da Silva Nogueira, o Zé Paulo, diretor executivo do sindicato e trabalhador da Panex, o sentimento dos trabalhadores foi de surpresa e indignação. “Estamos indignados com a forma como isso está acontecendo. São pais de família, trabalhadores com até 30 anos de Panex. Foram informados, dispensados do trabalho até segunda-feira e orientados a deixar a fábrica pelos fundos. Não pode ser assim. Fomos até a fábrica, retornamos com os trabalhadores para dentro e decidimos iniciar um processo de luta”, afirmou.

Em comunicado, a empresa afirma que a mudança será realizada em fases, a partir de julho, e deve estar concluída em dezembro. De acordo com o dirigente, a empresa já queria iniciar o processo de negociação para o desligamento a partir de agora. “Não tem clima para isso. Os trabalhadores precisam ser ouvidos. A empresa afirma que a saída de São Bernardo é irreversível, que foi decidida na matriz, na França, mas queremos dis­cutir alternativas e buscar caminhos”, disse Zé Paulo.

Após o anúncio, os trabalhadores iniciaram vigília na porta da empresa, com o apoio do sindicato. A iniciativa, segundo Zé Paulo, tem como objetivo “mostrar a indignação em relação à atitude da empresa e pressionar pela garantia dos direitos dos companheiros”.

O sindicato convocou plenária com os cerca de 300 trabalhadores da empresa, que será realizada hoje, às 10h, na sede da entidade. “Vamos decidir juntos os encaminhamentos”, explicou o dirigente.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*