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Pandemia antecipa transformações digitais

our 360º é outra solução digital oferecida pela Skyline e que também teve grande demanda durante a pandemia. Foto: Divulgação
our 360º é outra solução digital oferecida pela Skyline e que também teve grande demanda durante a pandemia. Foto: Divulgação

Que tal conhecer o decorado de um apartamento no qual está interessado sem sair de onde está, usando o seu celular ou computador, inclusive, com a possibilidade de tirar medidas para planejar a decoração? Quer, também do seu computador ou celular, conhecer a vizinhança do seu futuro imóvel? Saber quanto tempo gastará para levar as crianças à escola? Quais opções de supermercado, de clínicas médicas, de lazer terá a sua disposição? Ou então poder ver como será a vista real do exato andar onde fica o apartamento que você comprou na planta? Acredite, graças às tecnologias digitais de hoje tudo isso sugerido anteriormente é possível, e diante das transformações que a pandemia trouxe, o uso dessas soluções passaram a ser ainda mais requisitadas e adotadas.

É o que constatou uma pesquisa global da consultoria KPMG feita entre maio e julho de 2020 com 780 executivos, líderes de “estratégia de transformação digital” de empresas em dez países diferentes, entre eles o Brasil. Junto às companhias brasileiras consultadas, 71% informaram que anteciparam seus planejamentos de transformação digital por causa da pandemia, enquanto 67% aumentaram os investimentos para esse fim de forma significativa ou moderada. Entre as conclusões do estudo, está o fato de que a pandemia não mudou tendências, mas sim acelerou as transformações digitais.

As empresas que souberam investir em soluções digitais para contornar as limitações impostas pela covid-19 sobrevivem e até crescem. Porém, e aquelas que criaram tais soluções? Essas não só cresceram como se mostraram essenciais para um futuro que chegou um pouco mais rápido. Empresas como a Skyline Inovação & Produções, que foi criada em 2015, a partir da sociedade formada por dois amigos de infância, o engenheiro civil Andreyve Melo e o administrador de empresas Gabriel Caixeta.

Sediada na cidade de Anápolis, a cerca de 50 quilômetros de Goiânia, a empresa é especializada em desenvolver ferramentas digitais de vendas para o mercado imobiliário, registrou um crescimento de 65% em sua demanda, na comparação entre 2019 e 2020.

“Sem dúvida essa procura das empresas por soluções digitais acelerou demais durante a pandemia. Tanto que tivemos que contratar mais pessoas”, afirma Andreyve Melo, um dos sócios fundadores da Skyline, que com apenas seis anos de mercado, não só conquistou o mercado goiano em pouco tempo, como hoje presta serviços para construtoras e incorporadoras em 18 estados diferentes e no Distrito Federal. Ele explica que sua empresa desenvolve por meio de soluções utilizando imagens digitais (vídeos e fotos de alta definição) e recursos como gamificação, animação digital, realidade virtual e realidade aumentada.

Segundo Gabriel Caixeta, também sócio-fundador da Skyline, enquanto muitos setores, durante a pandemia, fecharam empresas e demitiram em massa, o segmento de tecnologia e inovação estava na contramão disso, e ainda segue crescendo. “Entregamos justamente soluções digitais, para aquele momento com estandes fechados, com corretor podendo atender só de forma remota”, destaca o executivo.

Mais procurados

O Tour 360º, citado por Gabriel Caixeta, é uma das 25 ferramentas digitais desenvolvidas pela Skyline e, inclusive, foi uma das mais procuradas durante o último ano de pandemia, pelas incorporadoras. O executivo explica que com a impossibilidade de se fazer visitas presenciais aos decorados dos lançamentos imobiliários, devido às restrições impostas pelas medidas sanitárias contra a covid-19, qualquer pessoa, a partir de qualquer lugar com internet e usando um computador ou celular consegue fazer uma visita virtual do apartamento modelo usando a ferramenta Tour Decorado 360º.

Segundo Andreyve, a ferramenta digital traz uma experiência visual única, pois por meio dela, é possível de forma virtual caminhar pelo decorado, andar pelos cômodos, conferir detalhes de acabamento e até fazer a medidas de espaços para planejamento da decoração e do mobiliário. “É possível visualizar um modelo digital da planta baixa do apartamento, bem como sua maquete em 3D. É uma ferramenta digital que você consegue abrir de forma fácil por meio de um link, então o corretor consegue abrir até pelo seu WhatsApp”, esclarece.

Outro produto da Skyline também bastante demandado durante a pandemia foram as telas interativas, que consistem basicamente na digitalização de espaços reais, reunião e organização estrutural de todas as informações de um empreendimento imobiliário para uma apresentação nos estandes de vendas de uma forma altamente realista.

O dispositivo, inclusive, é um dos carros-chefe da empresa e está instalado em mais 100  estandes imobiliários espalhados pelo país, em empresas de capital aberto como o Grupo Cyrela, MRV e RNI. “A Tela Interativa permite fazer uma apresentação dinâmica, clara e bem detalhada do empreendimento; e ao cliente final, o comprador do imóvel, a possibilidade de vivenciar virtualmente os ambientes com uma sensação de presença e alto realismo. O acesso ou operacionalização deste sistema é altamente intuitivo. Todas as informações e detalhes sobre um empreendimento estão a um toque na Tela”, descreve Andreyve.

Desafios

Para Andreyve Melo e Gabriel Caixeta, os principais desafios de sua empresa, que tem por missão desenvolver e oferecer soluções digitais para outras empresas, são três: entender as dores e dificuldades de seus clientes, depois transformar os recursos tecnológicos que se tem disponíveis em experiências únicas para os clientes finais, que no caso das incorporadoras, são os compradores de imóveis; e por fim ter um time altamente capacitado e atualizado com as mais modernas tecnologias disponíveis.

“Em geral quem passa esse primeiro briefing é a equipe de marketing da empresa, que faz uma apresentação desse produto para gente. É quando eles explicam sobre a localização, o produto que será lançado, seus diferenciais, seu projeto. Isso ocorre numa reunião de briefing. Então, assimilamos todas essas informações e sugerimos também algumas coisas em relação a estratégia de apresentação desse produto e de soluções que podem ajudar. Todos esses dados subsidiam as ferramentas que oferecemos”, detalha Andreyve.

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