Política-ABC, São Bernardo do Campo, Sua região

Palhinha: ‘cada legislatura é uma surpresa, pois novos colegas chegam à Câmara’

Palhinha: "meu projeto político é de continuidade ao nosso trabalho, que teve início em 2013".
Palhinha: “meu projeto político é de continuidade ao nosso trabalho, que teve início em 2013”.

O vereador de São Bernardo Roberto Garcia Fuentes, o Palhinha (PTdoB), que está em seu terceiro mandato, afirmou ao Diário Regional que vê o segundo mandato do prefeito Orlando Morando (PSDB) como novo desafio devido à pandemia e que vai continuar o trabalho que vem desenvolvendo desde 2013.

Qual análise o sr. faz do início desta nova legislatura?

Cada legislatura é uma surpresa, pois novos colegas chegam à Casa, cada um com pensamento diferente. Precisamos ter coesão, para que os trabalhos possam andar em prol da nossa cidade. Sei que o momento não está favorável em função da pandemia, mas com determinação conseguiremos atingir nossos objetivos.

Como o senhor analisa a nova direção da Câmara?

Vejo que a nova direção da Casa tem de trabalhar em harmonia com os 27 vereadores, Independentemente de sigla partidária, temos de apoiar a presidência desde que as decisões sejam tomadas em conjunto, para que possamos ter uma casa harmoniosa sem conflitos, assim todos ganham, os vereadores e a população.

Segundo consta, o senhor e o presidente da Câmara, Estevão Camolesi (PSDB), tiveram um estresse em uma das ultimas sessões.

Na verdade, não foi na­da além de discordância. Porém, após reunião, chegamos em uma solução que atendeu a todos.

Como analisa o início do segundo mandato de Morando?

Vejo o segundo mandato do prefeito como um novo desafio. Com queda de arrecadação em função da pandemia, não terá um início fácil para ajustar o orçamento. Hoje vejo que a cidade não requer grandes obras. Então, acredito que com a capacidade administrativa conduzirá a cidade sempre para frente.

Como o sr. avalia a atuação do prefeito na condução da crise sanitária da covid?

Acompanhei de perto o empenho do prefeito em relação à covid. Vi que precisou tomar algumas decisões para conter a proliferação da doença. São Bernardo foi uma das poucas cidades que não montou Hospital de Campanha. Antecipou a inauguração do Hospital de Urgência e assim conseguiu suprir a demanda de leitos, manteve também o cartão merenda para atender as crianças da rede pública municipal.

E quanto à atuação do governador João Doria (PSDB)?

O governo do Estado teve de conduzir a pandemia com austeridade, pois parte da população não seguia as determinações para conter a doença. Nós, que acompanhamos a pandemia, vimos que no mundo todo essas medidas foram semelhantes e em alguns países mais duras. Ainda hoje temos uma esperança nas vacinas. Se o governo Doria não tivesse se empenhado desde do início, com certeza as vacinas estariam distantes dos brasileiros.

Como vê os posicionamentos do presidente Jair Bolsonaro (sem partido)?

Em relação ao presidente vejo que poderia, desde o início, ter acreditado realmente que a doença é contagiosa e fatal. Caso tivesse tomado algumas medidas austeras, poderia ter um número menor de óbitos.

O prefeito Orlando Morando se uniu ao deputado federal Alex Manente (Cidadania) nas últimas eleições.

Toda aliança para o crescimento e fortalecimento da cidade é válida.

Quais projetos tem para este novo mandato?

Meu projeto político é de continuidade ao nosso trabalho, que teve início em 2013, além de honrar cada voto que obtive. O futuro a Deus pertence.

5 Comentários

  1. Vereador Palhinha é muito sensato! Faz um trabalho muito bom e realmente cuida da cidade! Ótimos projetos de Lei, ótimas ações por São Bernardo e dá pra ver claramente ser uma pessoa com opiniões muito racionais!!

  2. Um ótimo Vereador, coerente e sensato. Atuando forte no município com vários projetos e indicações

  3. Muito bom Vereador Palhinha, ficou claro seu conhecimento e interesses nas melhorias pela cidade de São Bernardo o Campo, precisamos de mais vereadores com sua competência.

  4. Parabéns, muita lucidez e perfeito domínio e conhecimento sobre a cidade, aspectos políticos e opiniões sempre bem embasadas

  5. O vereador foi muito bem suas respostas, um vereador de muito empenho, que visa realmente o bem da sociedade…tenho certeza que fará .brilhante mandato.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*