Diadema, Minha Cidade, Sua região

Pacientes reclamam de atendimento nas UBSs Maria Tereza e Paineiras

Pacientes reclamam de atendimento nas UBSs Maria Tereza e Paineiras
Comissão de vereadores se reuniu com secretário de Saúde nesta quarta-feira. Foto: Divulgação

Pacientes que utilizam os serviços das Unidades Básicas de Saúde Maria Tereza e Paineiras, ambas em Diadema, se queixam da falta de médicos, remédios e infraestrutura precária.

Em busca de uma solução para a situação da UBS Maria Teresa, cujas reclamações incluem mau atendimento, comissão de vereadores se reuniu nesta quarta-feira (6) com o secretário de Saúde do município, Cláudio Sartori, e e a diretoria da unidade.

Sartori negou que haja falta de médico e de medicamentos e ficou de apurar a reclamação de mau atendimento no local. “Se for constatado mau atendimento serão abertos processos administrativos.”

O presidente da Câmara, Revelino Teixeira de Almeida, o Pretinho do Água Santa (DEM), cobrou resposta do secretário, visto que a reivindicação já havia sido feita na última sessão (31). “É preciso dar uma resposta a essa comunidade e não dá para ficar esperando porque são coisas até simples de corrigir”, disse.

Célio Boi (PSB) disse que os problemas apontados pela comunidade se repetem em outros equipamentos de saúde. “Tem de dar uma atenção maior”, ressaltou.

O líder do governo na Câmara, vereador Sérgio Ramos da Silva, o Companheiro Sérgio (Cidadania), disse que o governo está empenhado em resolver eventuais problemas, não só na UBS Maria Tereza, como em todas. Porém, para o vereador Josa Queiroz (PT), a resposta da secretaria é padrão. “Vão dizer que não falta médico, nem medicamento, quando sabemos que não é verdade”, pontuou.

UBS PAINEIRAS

Os pacientes que utilizam a UPA Paineiras reclamam de dificuldade para marcação de consulta, de que o prédio está em condições precárias e que o paciente tem de imprimir o resultado dos exames por conta de falta de sistema por mais de duas semanas. Também se queixam de não conseguir fazer o Cartão do SUS na unidade.

Questionada, a prefeitura informou, por meio de nota, que “esteve por alguns dias sem sinal de rede em algumas UBS da cidade, entre elas, a UBS Paineiras. Isso impossibilitou a consulta à base de dados do Cartão SUS. Entretanto, a situação está solucionada”.

Em relação à situação precária da unidade, a administração municipal afirmou que alguns materiais repostos na unidade são furtados e o trabalho realizado depredado por usuários. “As unidades são frequentemente visitadas pela equipe de manutenção”, destaca a nota.

Segundo a prefeitura, a UBS Paineiras, assim como as demais unidades, recebe os exames impressos pelo laboratório. A administração municipal informou que os exames chegam à UBS, são analisados pela equipe e arquivados no prontuário do paciente, disponível para retirada ou avaliação em próximas consultas.

“No momento da coleta do exame, o paciente recebe protocolo com o número de controle e senha de acesso ao site do laboratório para consultar seus exames, caso necessitem ou prefiram acessar o resultado, sem a necessidade de se deslocar até a UBS. Assim, a opção é uma comodidade para o usuário e não a única opção de acesso aos resultados”, afirma a nota.

Print Friendly, PDF & Email

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*