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Pacientes do convênio Santa Helena Saúde não conseguem marcar exames e consultas

Pacientes do convênio Santa Helena Saúde não conseguem marcar exames e consultas
Comunicado no site do grupo afirma que as mudanças podem gerar instabilidade. Foto: Reprodução site

Os conveniados do plano de saúde Santa Helena estão, há mais de um mês, com dificuldades para agendar exames e consultas tanto pelo telefone quanto pelo site. Maria do Amaral afirma que está, desde o início de junho, tentando marcar uma ultrassonografia da tireoide. “No começo, o telefone dava ocupado, agora você fica na espera até cair. Cheguei a passar pela especialista na data marcada para consulta sem o exame. A médica me deu outra guia, mas ainda não tive sucesso”, pontuou.

A paciente destaca que esteve em um posto de atendimento para tentar marcar o exame pessoalmente, mas foi informada que o agendamento só pode ser feito por telefone. “Expliquei o problema e me passaram o telefone de uma clínica conveniada. O mesmo acontece. No telefone você fica na espera até cair, e no pré-agendamento pelo site diz que retornam em até 48 horas, o que também não aconteceu”, afirmou.

O agendamento de consultas pelo site também não funciona, segundo Maiara dos Santos. “Sempre dá erro. Pelo telefone está impossível. Gastei todos os meus créditos. Só te­nho celular e já cheguei a esperar 45 minutos e nada”, ressaltou.

A Santa Helena Saúde afirmou, por meio de nota, que “está realizando atualização em seus sistemas de atendimento, o que tem impactado o acesso de seus beneficiários. Para fazer frente ao volume de ligações, contratou novos atendentes para o call center e disponibilizou um novo número de telefone (0800 724 1331). A empresa lamenta a instabilidade e informa que está totalmente mobilizada para regularizar o serviço dentro dos próximos dias”.

COBERTURA

Questionada pela reportagem, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), afirmou que as operadoras de planos de saúde são obrigadas a garantir aos seus beneficiários a cobertura estabelecida em contrato, de acordo com os prazos máximos para atendimento determinados pela ANS para a realização de consultas, exames e cirurgias

“É importante frisar que a ANS é o principal canal de recebimento de demandas de usuários de planos de saúde no país, e atua fortemente na intermediação de conflitos entre beneficiários e operadoras. Cerca de 90% das reclamações re­gistradas junto à ANS são solucionadas através da Notificação de Intermediação Preliminar (NIP), ferramenta que atende as demandas de maneira ágil. A partir de uma reclamação registrada na Agência, uma notificação automática é encaminhada à operadora de plano de saúde responsável, que tem cinco dias úteis para resolver o problema do beneficiário nos casos de não garantia da cobertura assistencial e 10 dias úteis para as demandas não assistenciais. Se o problema não for resolvido pela NIP, é aberto procedimento administrativo, que pode resultar na aplicação de multa em face da operadora”, afirmou o órgão por meio de nota.

Segundo a Agência Nacional, há diversas medidas para promover a melhoria da qualidade do atendimento prestado pelas operadoras aos seus beneficiários, como a obrigatoriedade do fornecimento de informações sobre cobertura; a criação de áreas exclusivas para consumidores e pessoas jurídicas contratantes de planos de saúde nos portais das operadoras na internet; a disponibilização de canais de atendimento ao beneficiário; a criação compulsória de estruturas de Ouvidoria pelas operadoras; e o Programa de Monitoramento da Garantia de Atendimento, no qual são identificados os planos de saúde que concentram as reclamações dos beneficiários, e que podem, em consequência, ter a sua comercialização suspensa temporariamente.

O órgão reforça a orientação aos beneficiários que estiverem enfrentando dificuldades de atendimento a registrar reclamação junto à ANS. Para isso, têm à disposição os seguintes canais: Disque ANS: 0800 701 9656; Central de Atendimento ao Consumidor no portal da Agência (www.ans.gov.br); ou pessoalmente, em um dos 12 núcleos localizados em diferentes cidades do país.

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9 Comentários

  1. Claudenir dos santos

    Convênio santa Helena, suspende cirurgia tá pior que SUS, tô tentando fazer uma cirurgia da hérnia deste começo do ano

  2. Cleide T.Silva

    Pelo amor d Deus
    Conserta ess agendamento
    Ñ consigo online
    E as vzes ñ apresenta nome d médico
    Sendo q o médico est em serviço.
    Telefone demora muiito

  3. Salvina Rodrigues de Souza

    Não estou conseguindo marca as consultas nem por telefone nem aplicativo

  4. Deise Maria Aflisio Perussetto

    Santa Helena Saúde não tem agenda para atender seus conveniados que não conseguem realizar seus exames

  5. Deise Maria Aflisio Perussetto

    Sou conveniada do plano de saúde Santa Helena e também não consigo agendar uma simples ultrassonografia ( ombros e mão) . Há um mês passei por consulta , mas não consigo realizar o exame para poder retornar à consulta e me ver livre da dor que me afeta. As clínicas conveniadas não tem agenda e a Santa Helena nem atende o telefone, te deixa ouvindo música por meia hora ou mais. Assim fica complicado, porque ase eu atrasar o pagamento, tenho multa.

  6. Evanir Fameli Gomes

    Não consigo marcar exame teste ergométrico

  7. Marlene de Moraes

    Preciso de retornar com cirurgiã geral e não consigo agendar o atendimento fala que está com a agenda fechada e preciso realizar a cirurgia da vesícula., ando tendo cólicas como posso fazer onde é com quem falar

  8. Márcia Elisa Pires Bicalho

    Não há atendimento em nenhum telefone fornecido. Nem mesmo a Ouvidoria atende. Não recebi o boleto para pagamento e não consigo 2.a via. O que fazer,?

  9. lucio barreiros

    tinha retorno e um exame ja marcado seria no dia 30de agosto me telefonaram para remarcar para outubro com umclinico geral a consulta e exames eram com um cardiologista estou com a maioria dos exames feitos terei que esperar eles fazen o que querem e ninguem toma providencia

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