Cerca de 80% dos casos que chegam à Ouvidoria Geral de São Caetano são resolvidos em prazo médio de 10 dias. Canal direto de comunicação entre os cidadãos e a prefeitura, a Ouvidoria recebe reclamações, sugestões, denúncias sobre irregularidades, pedidos de esclarecimentos sobre serviços prestados e elogios – geralmente, em agradecimento à agilidade e eficiência no atendimento.
As principais demandas dizem respeito a barulho excessivo (em geral, produzido por bares e outros estabelecimentos comerciais), problemas viários e de vigilância sanitária. A Ouvidoria responde, individualmente, a cada demanda e faz um estudo estatístico das manifestações recebidas. A análise dos dados recebidos pela Ouvidoria busca contribuir para a melhoria constante da qualidade e da transparência na prestação dos serviços públicos.
Segundo o ouvidor geral do município, o advogado Mauro Russo, as manifestações dos munícipes também contribuem para a elaboração de políticas públicas. Foi o caso, por exemplo, da criação de lei regulamentando o comércio ambulante no centro da cidade. “O decreto foi criado após a recepção e encaminhamento de várias demandas sobre proliferação de ambulantes irregulares”, afirma Russo.
ATENDIMENTOS
O ouvidor destaca que, no último ano, houve significativo aumento no número de atendimentos: de 430, entre 2 de janeiro e 31 de dezembro em 2017, para 810, entre 2 de janeiro e 16 de outubro de 2018. Ele atribui esse aumento na procura à divulgação e efetividade do serviço.
Vários munícipes, cujas identidades ficam resguardadas pelo princípio da confidencialidade, fazem questão de enviar e-mails de agradecimento à Ouvidoria quando têm seus casos solucionados. Um morador do Bairro Santa Maria diz que já recorreu à Ouvidoria diversas vezes, por diferentes motivos. “Sou um grande usuário desse canal, para criticar, sugerir, elogiar etc”. Ele diz que o canal é “efetivo” e traz respostas plausíveis, que atendem às suas demandas. Outro agradece pela “atenção e respeito” com que foi atendido por funcionários públicos e pede: “Espero que esses elogios sejam encaminhados para ciência dos citados”.
Mauro Russo tranquiliza: “Críticas e elogios são igualmente contabilizados e encaminhados para os funcionários, para nosso controle e permanente melhoria da qualidade do serviço público”.
SERVIÇO
Contato com a Ouvidoria de São Caetano do Sul
Por e-mail: ouvidoria@saocaetanodosul.sp.gov.br
Por telefone: 4232-3635 ou 0800 757 9595
Pessoalmente: Av. Goiás, 600 – 5º andar – Bairro Santo Antônio, das 8h às 17h30
Pelo site www.saocaetanodosul.sp.gov.br