Minha Cidade, Santo André, Sua região

Ouvidoria de Santo André celebra 20 anos com lançamento de selo comemorativo

Ouvidoria de Santo André celebra 20 anos com lançamento de selo comemorativo
Paulo Serra: “A criação da Ouvidoria foi símbolo da inovação administrativa da nossa cidade e tem que evoluir, assim como a sociedade evolui de forma muito rápida”. Foto:Alex Cavanha/PSA

A Ouvidoria de Santo André realizou na noite desta quinta-feira (29) solenidade para celebrar seus 20 anos de criação e lançou um selo comemorativo, em parceria com os Correios. Estiveram presentes no evento os representantes e ouvidores de gestões anteriores e também diversas entidades que receberam homenagens.

 O prefeito Paulo Serra (PSDB) elogiou o trabalho realizado pela Ouvidoria andreense, que completa duas décadas de história nesta sexta-feira (30). “Vemos o quanto o colegiado é importante e representativo. A criação da Ouvidoria foi símbolo da inovação administrativa da nossa cidade e tem que evoluir, assim como a sociedade evolui de forma muito rápida. Tem uma função fundamental em trazer índices para administração municipal conseguir obter ainda mais eficiência e chegar a um patamar de excelência”, pontuou, durante o evento realizado no Salão Burle Marx, no prédio do Executivo.

 Durante a trajetória da Ouvidoria somam-se mais de 114 mil solicitações, recebendo e encaminhando reclamações, denúncias elogios e sugestões, relativas à melhoria da qualidade na prestação dos serviços públicos, o que contribui para a excelência no atendimento ao munícipe e no compromisso com a melhoria contínua dos processos, oferecendo serviços de qualidade e interação entre a população e a gestão pública.

 A ouvidora de Santo André, Oswana Fameli, lembrou o histórico do órgão. “Estamos falando de uma história que há 20 anos tem se mostrado pioneira e que só se constrói com parceria, diálogo, muita reflexão e com a construção de um caminho comum. Já agradecendo este legado que recebi, sendo a primeira mulher ouvidora, aproveito para saudar a todos que passaram por essa cadeira antes de mim, deixando uma marca. Eu tive a oportunidade de estar com alguns ouvidores de outras cidades e de todas as visitas que fiz, a nossa Ouvidoria é referência por sua forma de trabalho e de eleição”, destacou, ao cumprimentar o colegiado e todas as entidades que fazem parte.

 O titular do cargo de ouvidor é eleito por um colegiado, composto por entidades que representam diversos setores da sociedade civil organizada. O primeiro ouvidor da cidade, Saul Gelman, lembrou os desafios na criação do órgão em Santo André. “Não posso deixar de mencionar o esforço coletivo para que a Ouvidoria tomasse forma e fosse concretizada. Na época, a administração enfrentou obstáculos, inclusive políticos, mas hoje vemos o quanto valeu a pena, celebrando o pioneirismo e excelente trabalho”.

“Lembro dos momentos que tivemos que passar para a implantação da Ouvidoria focada na humanização. Trabalhamos em um projeto de quatro anos. Nos dois primeiros anos, nosso trabalho foi implantar e apresentar o que era de fato a Ouvidoria. Já nos dois seguintes, o foco foi a sedimentação do projeto numa consolidação de valores. Isso foi o mais importante, porque hoje, passados 20 anos, as ferramentas tecnológicas facilitam os serviços, mas é importante é fornecer atendimento humanizado buscando oferecer atenção e qualificação de um bom serviço público”, completou José Luís do Rego Barros Barreto, primeiro ouvidor adjunto da Ouvidoria de Santo André.

A Ouvidoria atua para atender reclamações dos serviços prestados pela administração pública municipal (Prefeitura, Semasa, Guarda Civil Municipal, Craisa e Serviço Funerário), nas seguintes situações: não realização dos serviços no prazo determinado, má qualidade nos serviços realizados e mau atendimento ou omissão nos serviços solicitados.

O órgão disponibiliza diversos canais de atendimento ao cidadão, em sua sede e nas edições da Ouvidoria Itinerante, que realiza plantões com orientações, encaminhamentos e abertura de processos. Os munícipes podem registrar reclamações, desde que o serviço já tenha sido previamente solicitado. Há plantões periódicos nos Postos SIM da Prefeitura, Paranapiacaba e Parque Andreense, além de visitas em ações sociais por toda a região.

A Ouvidoria de Santo André está localizada na rua Elisa Fláquer, 37, no centro. O atendimento ao público é realizado por telefone de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e o atendimento presencial acontece das 10h às 16h.

Print Friendly, PDF & Email

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*