Saúde e Beleza

Outubro Rosa Choque: também é hora de olhar para o câncer de mama avançado

O movimento Outubro Rosa confere muita notoriedade para o combate ao câncer de mama, focando em prevenção e diagnóstico precoce – fundamentais na luta contra a doença – que é o tipo de câncer que mais acomete mulheres no Brasil e no mundo.

Apesar dessa mobilização, um dado alarmante mostra que mais de 35% das mulheres descobrem a doença em fase avançada ou metastática (quando já espalhou para outros órgãos)[i], ou seja, ainda há muito a ser feito

Lançada há 4 anos, a campanha #OutubroRosaChoque traz no nome justamente a importância de dar visibilidade às pacientes nessa fase, destacando também esse outro aspecto da doença. “Nosso objetivo com a campanha é falar sobre a doença em estágio metastático e mostrar que é possível ter qualidade de vida, mesmo após esse diagnóstico”, afirma o diretor médico da Novartis Oncologia,  André Abrahão.

Em um ano tão desafiador como 2020, a iniciativa se une a grandes causas para promover a conscientização sobre o tema a partir de informação de qualidade e visibilidade dos direitos das pacientes dos convênios de saúde, por exemplo.

7°Seminário de Câncer de Mama para Pacientes e Familiares

Em 2020, a Novartis está promovendo o relançamento do livro “Vencer o Câncer de Mama”, escrito pelos médicos  Antonio Carlos Buzaid, . Débora Gagliato e  Fernando Maluf.

Nesta nova edição, o livro trará um conteúdo especial sobre câncer de mama avançado. Para os interessados, o download está disponível em: https://vencerocancer.org.br/noticias-mama/baixe-gratuitamente-a-2a-edicao-do-livro-vencer-o-cancer-de-mama/

Projeto de lei “Sim Para Quimio Oral”

Além do livro, a companhia também está apoiando o IVOC no projeto de lei #Simparaquimiooral, que propõe tornar automática a cobertura de tratamentos orais para câncer pelos planos de saúde, assim que aprovados pela Anvisa.

“Os tratamentos mais inovadores para câncer de mama metastático disponíveis hoje, são medicamentos via oral. Por isso, essa proposta é tão relevante e urgente, ainda mais neste momento de pandemia”, explica Dr. André Abrahão.

Nesta campanha, o IVOC está contando também com o apoio de diversas celebridades. O Instituto produziu uma música, gravada por importantes mulheres da música brasileira, para conscientizar a sociedade sobre o PL 6330, aprovado por unanimidade no Senado no início de junho, e que aguarda votação na Câmara dos Deputados.

Essa lei irá beneficiar mais de 50 mil pacientes oncológicos, usuários de planos de saúde. Agora, falta o presidente da câmara e os deputados federais pautarem o projeto e aprovarem com urgência, permitindo que os pacientes com câncer, que são do grupo de risco da Covid-19, continuem seu tratamento em casa, com segurança.

Apoie você também essa iniciativa. Assine o manifesto no site: www.simparaquimiooral.org.br

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*