Curiosidades, Destaque

‘Os Simpsons’ ajudam estudantes a aprender filosofia

Foto: Reprodução Facebook

A Universidade de Glasgow (Escócia) oferece curso de filosofia chamado “Os Simpsons: Introdução à Filosofia”, que objetiva estudar os personagens da série norte-americana de desenho animado, relacionando-os a grandes questões filosóficas sobre moral, religião, liberdade e a pensadores como Aristóteles, Sócrates e Voltaire.

O curso, com duração de um dia, custa 37 dólares e será realizado duas vezes, em 14 e 21 de janeiro do ano que vem. As inscrições para a primeira data já foram encerradas, de acordo com o The Scotsman.

John Donaldson, professor de filosofia da universidade, é o responsável pela ideia do curso. Segundo o docente, a série Os Simpsons pode ser utilizada como ferramenta eficiente para estimular o interesse na disciplina.

“Matt Groening, o homem por trás dos Simpsons, era um estudante de filosofia e isso pode ser percebido através de cada episódio da série.” O professor afirmou que está surpreendido com o interesse demonstrado pelo público. “Nunca tivemos uma resposta como esta”, destacou.

Donaldson confessa que é fã de carteirinha dos personagens amarelos. “A obra reflete a cultura popular e atinge todas as camadas da população através de seus temas atuais e filosóficos, acrescentou.”

Série

A primeira temporada da série de desenho animado foi ao ar em 1989, pelo canal Fox, tornando-se o programa mais antigo da televisão norte-americana ainda em cartaz. A série conta com fãs de todo o mundo por sua forma sarcástica, inteligente e engraçada de enxergar problemas enfrentados por muitos no dia a dia.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*