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Os melhores exercícios para praticar antes e depois da gravidez

Uma das maiores preocupações das gestantes é o aumento do peso corporal no decorrer da gravidez e o medo de não conseguir eliminar este peso após o parto. Ao contrário do que diziam os médicos antigamente, a prática de atividade física no período não somente é indicada, como também promove o bem-estar da futura mamãe, exercendo papel preventivo para auxiliar no processo da manutenção da boa forma durante os nove meses de gestação.

De acordo com Renato de Oliveira, ginecologista responsável pela área e reprodução humana da Criogênesis, atividades físicas na gestação garantem muitos benefícios maternos e fetais. “Os efeitos positivos da atividade física durante a gestação vão muito além do controle de peso. Ela pode também aliviar tensões, melhorar a circulação sanguínea, o condicionamento cardiorrespiratório e a postura, fortalecer a musculatura abdominal, diminuir as dores lombares, facilitar a recuperação pós-parto, além da possibilidade em prevenir o diabetes gestacional. Há, ainda, menores chances de gerar um filho obeso e com diabetes”.

Mas será que todas as gestantes podem praticar exercícios? Dr. Renato esclarece: “As atividades físicas não são recomendadas para mulheres que possuem, por exemplo, risco de trabalho de parto prematuro, doenças cardíacas ou pulmonares com importante restrição de movimentação, insuficiência istmo cervical, ou seja, o colo do útero tenha limitações para manter uma gestação, ou que possuam sangramento via vaginal ativo”.

O acompanhamento médico e a orientação de um profissional da educação física nesse processo são imprescindíveis, tanto para as mulheres que já praticavam antes de descobrir a gravidez, como para as mulheres que querem iniciar as atividades quando se percebem grávidas, como explica Cristiane Campelo, personal trainer parceira da Criogênesis. “Durante a gestação, as atividades físicas são voltadas para a saúde e para a capacidade física, e não para o desempenho. Desta forma, uma gestante que levava uma vida sedentária, desde que não haja nenhuma restrição, poderá iniciar com caminhada, alongamento, yoga e hidroginástica. Quanto às gestantes que já mantinham atividades de forma moderada antes da gravidez, podem continuar a se exercitar, porém, devendo fazer alguns ajustes em relação a essas atividades ou a intensidade das mesmas”.

Para usufruir dos benefícios proporcionados pelo exercício físico, a professora Cristiane indica a realização de exercícios de 3 a 5 vezes na semana com duração de 45 a 60 minutos, dependendo da disposição e da condição da gestante.  “Além disso, é importante evitar altas temperaturas, alongar-se adequadamente e beber muita água. Outra dica consiste na escolha das roupas, que devem ser leves e confortáveis”.

Pós-partoA liberação para se exercitar após o parto também deve ter o aval médico. “Não há um consenso sobre o período mínimo para aguardar o retorno as atividades físicas. Porém, pode-se recomendar, após o parto normal, que geralmente tem recuperação rápida, volta às atividades físicas em 15 dias. Após a cesariana, 30 dias. Caminhadas leves a moderadas, alongamento de braços e pernas, por exemplo, são algumas opções”, finaliza o ginecologista.

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