Curiosidades, Destaque, Editorias, Notícias

Os 7 alimentos que NÃO SE DEVE COLOCAR NO MICROONDAS!

O micro-ondas funciona com ondas eletromagnéticas. Os alimentos (elementos orgânicos) absorvem a energia concentrada por fricção das moléculas. Podemos aquecer tudo. No entanto, não devemos colocar alguns alimentos no micro-ondas. Confira quais e os riscos que oferecem.

As micro-ondas aquecem uniformemente seu alimento porque penetram até uma profundidade de 2 centímetros. Um micro-ondas é 10 vezes mais rápido que um forno convencional.

Fotos: Divulgação

Existe todo um questionamento sobre cozinhar carne no micro-ondas. O segredo está em manter a temperatura ideal. Se a temperatura é muito forte, apenas a secará e acabará com seu valor proteico. Uma temperatura ideal poderá conservar a qualidade de cocção e sabor. Tenha muito cuidado.

Não se deve cozinhar ou aquecer cítricos dentro do micro-ondas. Só conseguirá anular as propriedade da vitamina C.

Parece contraditório dizer isto, mas é verdade. Apesar de existir uma grande variedade de pipocas para micro-ondas, recomendamos não prepará-las neste aparelho. Por quê? Os grãos do milho para pipocas de micro-ondas, contêm uma substância denominada PFOA. Este componente atrapalha o sistema endócrino e afeta a produção de hormônios sexuais. A substancia que também dá o sabor de manteiga é prejudicial. Se você quiser pipocas sem riscos, faça em casa que além de mais saudáveis são mais saborosas.

Um estudo demonstrou brócolis cozido no vapor, dentro do micro-ondas perde até 97% de seus antioxidantes. No entanto, se cozinhar brócolis normalmente na água, ele pede 11% dos mesmos antioxidantes. Tire suas conclusões…

margarina

As moléculas da manteiga estão cristalizadas e são resistentes à ação dos raios do micro-ondas. Se aplicamos mais tempo de cozimento para conseguir o derretimento, só ficaremos com seu valor proteico pelo calor.

Não esquente o leite no micro-ondas. Perderá 40% de seus nutrientes e eliminará por completo a vitamina B 12.

Quando se esquenta ou ferve água no micro-ondas não se formam bolhas. Em um processo normal, as bolhas de água se formam na água fervente. Com a exposição permanente do calor do micro-ondas, ao mexer com a água ou colocar qualquer ingrediente (açúcar ou café), o calor se libera rapidamente provocando uma erupção fora do recipiente. Queimaduras, na certa.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*