Política-ABC, São Bernardo do Campo, Sua região

Orlando Morando firma convênio com o Sesi-SP

São Bernardo firma convênio com o Sesi-SP
Cidade irá desenvolver conjuntamente o programa Atleta do Futuro e deverá beneficiar em 2018 cerca de 4 mil crianças e jovens, de 6 a 17 anos. Foto: Gabriel Inamine/PMSBC

A Prefeitura de São Bernardo, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer, acaba de firmar convênio de cooperação técnica com o Sesi-SP para o desenvolvimento do programa Atleta do Futuro (PAF). A iniciativa promoverá a formação sócio-cultural e esportiva para crianças e jovens de 6 a 17 anos, de forma gratuita, nos centros esportivos, beneficiando cerca de 4.000 pessoas dessas faixas etárias em seu primeiro ano.

Entre as ações desenvolvidas em conjunto, há a transferência de metodologia, que foi iniciada nesta semana, no Centro Esportivo Deputado Odemir Furlan (Baetinha), com cerca de 100 professores da Secretaria de Esporte e Lazer. A atividade, que também ocorreu na manhã desta sexta-feira (16/02), que contou com a presença do prefeito Orlando Morando e do secretário de Esporte e Lazer, Alex Mognon.

“É uma honra para São Bernardo firmar esta parceria com o Sesi-SP. É uma instituição que tenho muito respeito e que tem feito a diferença na vida das pessoas. Além de prestigiar esse acordo entre a Prefeitura e o Sesi-SP, também fiz questão de participar desta capacitação para agradecer a todos os professores da Secretaria de Esporte e Lazer”, afirmou o prefeito Orlando Morando.

Em sua fala, o prefeito ainda ressaltou os problemas econômicos enfrentados pela gestão ao longo de 2017, enfatizando o motivo de não ter feito grandes investimentos na Pasta. “Em função da contenção de despesas realizadas durante todo o ano de 2017 para equilibrar as contas públicas, este setor não recebeu grandes investimentos. Grande parte das realizações veio por meio de parcerias ou mutirão. Mas isso não desanimou os professores, que levaram qualidade de vida, saúde e bem-estar para nossa população. Tenho certeza de que essa parceria irá ajudar a aprimorar ainda mais o Esporte de nossa cidade”, complementou.

Programa

Presente em aproximadamente 200 cidades, contemplando cerca de 84 mil participantes, o Programa Atleta do Futuro permitirá, além da capacitação de professores, a transferência de metodologia, o treinamento para a utilização da plataforma de gestão, material didático e cessão de uniformes aos participantes.

Além da prática esportiva, os alunos do PAF receberão orientação em temas transversais como saúde, trabalho, consumo consciente, meio ambiente, pluralidade cultural, entre outros. O intuito dos instrutores é também trabalhar para difundir valores como ética, superação, autoestima e socialização, com o intuito de ajudar o senso de cidadania em jovens e crianças.

Segundo o secretário de Esporte e Lazer, Alex Mognon,  o “namoro” com o Sesi-SP é antigo, cujas tratativas foram iniciadas ainda em março de 2017. “Esse acordo será muito importante. Além de firmarmos esse convênio de transferência de metodologia técnica transformando a atividade esportiva para crianças e adolescentes, também aprimoraremos o trabalho técnico de nossos professores”, disse.

As atividades do Programa Atleta do Futuro estão organizadas em três fases, adequadas para cada faixa etária. Crianças entre 6 e 8 anos participam de atividades que promovem a qualidade de vida, integração e socialização por meio de jogos e brincadeiras lúdicas. A partir de 8 anos, os participantes iniciam a prática esportiva, conhecendo as diversas atividades como atletismo, ginástica artística, judô, entre outros, conhecendo as diversas modalidades e suas diferenças. Os alunos entre 11 até 17 anos optam por uma modalidade e realizam treinos específicos. Nessa fase, os atletas estão aptos a participar de competições estaduais e nacionais. Toda a programação tem intensa participação da família.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*