Política-ABC, Santo André, Sua região

Oposição em Santo André quer convocar secretários de Saúde e Gestão Financeira

Botaro entende que questionamentos feitos por Bezerra já foram contemplados. Fotos: DivulgaçãoO vereador de Santo André Willians Bezerra (PT) quer convocar os secretários de Saúde e Finanças para prestar esclarecimentos na Câmara. Segundo o parlamentar, medidas recentes adotadas pela prefeitura justificam a ida dos titulares ao Legislativo. “Aprovamos uma mudança importante no IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), mas não sabemos ao certo qual vai ser o impacto”, declarou. O líder de governo, Pedrinho Botaro (PSDB), entende que os questionamentos já foram contemplados em ocasiões anteriores.

“Já havíamos chamado o secretário de Gestão Financeira (José Carlos Tonelotti Grecco), mas ele alegou que recebeu em cima da hora o convite”, afirmou Bezerra. “Então, a gente está insistindo na vinda do secretário para informar ao Legislativo quais são os impactos que haverá nos carnês do IPTU, porque até agora não houve nenhum esclarecimento”, pontuou. A Câmara aprovou na última sessão antes do recesso uma atualização na planta genérica de valores dos imóveis da cidade.

Botaro argumentou que Grecco esteve com os parlamentares da base apresentando as mudanças. “Também o questionamos sobre em quais áreas haverá mudança de valores e qual será essa mudança, mas o secretário afirmou que não era possível apontar por áreas. Que era preciso averiguar o padrão de construção de cada imóvel”, afirmou. “A cidade vai ter uma cobrança mais justa com a mudança”, completou.

Sobre a convocação da secretária de Saúde, Ana Paula Peña Dias, é para discutir o fechamento de sete unidades de saúde que estão passando por reforma, dentro do programa “Qualisaúde”, lançado pela administração municipal no final de julho. “Por que fechar sete unidades de uma vez? O projeto foi apresentado para os vereadores em um dia de manhã e no mesmo dia à tarde já anunciaram o fechamento. Não houve diálogo, não houve discussão”, argumentou.

Dúvidas

O líder de governo discorda da avaliação do petista. “Houve uma reunião com o prefeito. O vereador Willians não pôde participar, mas a secretária o recebeu posteriormente para tirar as dúvidas”, afirmou. “O fechamento foi necessário porque são muitas unidades. Além da reforma vai haver a informatização dos cadastros, uma promessa de campanha, e o que tenho visto é que os parlamentares, mesmo os da oposição, têm se sentido contemplados”, finalizou.

Botaro não afirmou, mas tudo indica que nenhum requerimento de convocação dos secretários deve ser aprovado em plenário, já que o governo conta com a maioria dos votos dos vereadores. Na última sessão, o requerimento solicitando a presença de Ana Paula não chegou a ser votado, por falta de quórum para abrir a ordem do dia. “Tínhamos alguns projetos que foram adiados e estavam travando a pauta, mas assim que forem votados, o requerimento segue também para votação. Particularmente, acho que um convite é sempre mais educado que uma convocação”, pontuou.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*