Diadema, Minha Cidade, Sua região

Operação Sossego Público apreende 49 veículos no Serraria

GCMs e policiais militares trabalham nos finais de semana atendendo as reclamações da população relacionadas à emissão de sons e ruídos por automóveis estacionados nas vias públicas. Foto: Divulgação/PMDA Guarda Civil Municipal, em conjunto com a Polícia Militar e a GCM de Ribeirão Pires, apreendeu entre sexta e domingo (dias 26 a 28) 49 veículos que participavam de “pancadão” (festas de rua irregulares com carros em som alto) em dois pontos do bairro Serraria (rua Júpiter e Conjunto Habitacional Piratininga – rua Piratininga). Os carros foram encaminhados ao Pátio de Veículos Apreendidos da prefeitura por irregularidades como som alto (Lei 2.135/2002), infrações ao Código de Trânsito, entre outras. A ação faz parte da Operação Sossego Público, na qual uma equipe da GCM percorre todos os fins de semana os bairros do município, evitando a formação ou dispersando os “pancadões”.

O local era palco de frequentes bailes funk e a operação deste final de semana teve como objetivo coibir o uso de drogas e o abuso de bebidas alcoólicas, infrações de trânsito e a perturbação do sossego público.

“A GCM realiza a Operação toda semana, mas as denúncias dos moradores e da população também são muito importantes para o combate a esta irregularidade”, afirma José Cícero de Sousa, comandante da GCM (veja como fazer uma denúncia abaixo).

Um dos veículos apreendidos (rua Júpiter) tinha um potente sistema de som e realizava um “pancadão” no local. A equipe do Controle de Distúrbio Civil da GCM (que lida com situações de choque) dispersou a aglomeração e apreendeu o veículo, que foi levado ao Pátio de Veículos. O veículo fornecia todo o aparato de som para a festa, causando transtorno aos moradores não só da Rua Júpiter, mas também de todos os moradores das proximidades.

A novidade da Operação Sossego Público foi a presença da GCM de Ribeirão Pires que, com duas viaturas e sete guardas, atuou em conjunto com a GCM e a PM (que participou com 20 policiais) no combate aos “pancadões”. A vinda da corporação de Ribeirão faz parte do intercâmbio entre as GCMs das sete cidades do ABCD, chamada de Operação Força Total, que realiza ações conjuntas de combate ao crime. A união das forças policiais é prevista pela Lei 13.022, artigo 10, que dispõe sobre o funcionamento das Guardas Municipais.

Balanço

A Operação realizada neste final de semana contou (ao longo dos três dias) com a participação de 59 GCMs, 12 viaturas, 12 motos, 4 guinchos da PM e 6 viaturas de apoio da PM.

Na ocasião a GCM e a PM vistoriaram 75 automóveis e 71 motocicletas, com 24 automóveis removidos ao Pátio de Veículos Apreendidos por infrações de trânsito e da Lei 2.135/02 (som alto) e 25 motocicletas apreendidas também por infrações de trânsito.

Também foram autuados 4 bares por estarem em desacordo com a legislação municipal. A operação ainda lavrou 49 multas de trânsito e registrou 3 RO (Registro de Ocorrência da GCM).

Operação Sossego Público

Guardas civis municipais e policiais militares trabalham nos finais de semana atendendo as reclamações da população relacionadas à emissão de sons e ruídos por automóveis estacionados nas vias públicas. Os valores das multas variam de acordo com a gravidade da infração e vão de R$ 361,00 a R$ 3.610,00. A penalidade é feita por agente público ou guarda municipal.

Serviço

Denúncias

Tels.: 0800-770-5559, 4044-0249 ou 153

Por e-mail – diademalegal@diadema.sp.gov.br

Pessoalmente na Rua João de Almeida, 352 – Centro

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*