Diadema, Minha Cidade, Sua região

Operação da GCM de Diadema realiza 2.111 rondas em 12 dias e recupera moto roubada

Operação da GCM de Diadema realiza 2.111 rondas em 12 dias e recupera moto roubada
Policiamento foi reforçado em três centros comerciais da cidade para ampliar a segurança das pessoas que faziam compras. Foto: Mauro Pedroso/DMA

A Defesa Social de Diadema divulgou nesta quinta-feira (27) o balanço final da Operação Natal Seguro. Durante duas semanas, entre os dias 12 e 24 de dezembro, o policiamento foi reforçado em três centros comerciais da cidade (nos bairros Centro, Piraporinha e Serraria), para ampliar a segurança das pessoas que faziam compras nesses locais.

No total, a Guarda Civil Municipal (GCM) realizou 2.111 rondas operacionais, revistou 312 pessoas, vistoriou 54 motocicletas, conduziu três pessoas às Delegacias de Polícia e elaborou 34 Boletins de Ocorrência.

“Durante esse período, a GCM ampliou seu efetivo de policiamento nas ruas e percorreu todas essas regiões a pé, com viaturas e em motos”, disse o secretário de Defesa Social de Diadema, Paulo Fagundes, ao afirmar que o número de rondas feitas nesse período foi aumentada. “Esse acréscimo se tornou necessário, uma vez que o fluxo de pessoas é maior nos centros comerciais nesta época.”

Durante as operações de policiamento da operação, destacou-se a ocorrência de prisão em flagrante realizada pelo policiamento de moto no dia 22. Nessa data, os GCMs detiveram um jovem de 19 anos, desempregado – que, juntamente com seu comparsa, tentou assaltar, com arma de brinquedo, uma moto Yamaha, modelo Fazer, na altura do número 67 da Avenida Piraporinha.

Os guardas perceberam a ação dos bandidos e deram voz de prisão à dupla. Gustavo saiu em fuga pela avenida e foi detido alguns metros adiante; seu comparsa saiu correndo e não foi mais localizado. Gustavo foi encaminhado ao 3º Distrito Policial (Taboão) e responderá pelo crime de roubo. A pena é de quatro a dez anos de prisão e multa. A moto foi devolvida ao proprietário.

A Operação Natal Seguro marca também a aproximação entre Guarda Civil Municipal, comerciantes e população. Em 2019, a prefeitura lançará a Operação Anjos da Lei. “A ideia é fortalecer a aproximação do efetivo com a comunidade, que nos fornecerá subsídios para uma atuação eficaz no combate ao crime”, disse o secretário.

De acordo com Fagundes, serão destinadas, a cada uma das 11 regiões da cidade, viaturas da GCM para a prevenção de delitos. “Essa ação, juntamente com a criação de novo layout para viaturas e uniformes, vai ampliar a percepção de segurança por meio da presença policial”, afirmou o secretário.

A Secretaria de Defesa Social também promete continuar a integração com os demais agentes de segurança que atuam no município (Polícias Civil e Militar), por meio de ações conjuntas e planejamento operacional.

 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*